No plenário da Câmara Municipal Boa Vista, nesta quarta-feira (24), foi realizada uma audiência pública para tratar sobre a notificação dos donos de terrenos baldios que são punidos sem direito de defesa.
Empresários e munícipes procuraram o vereador Genilson Costa, para reclamar da forma como a Prefeitura está aplicando as punições, autuando sem notificação, e ainda cobrando valores exorbitantes de até R$ 700 por terreno, enquanto os imóveis do Município não são fiscalizados.
O secretário municipal de Finanças, Marcio Vinícios, compareceu a audiência e disse que não é interesse da Prefeitura multar as pessoas, mas é uma luta diária com relação aos problemas ocasionados por terrenos com mato e entulho, principalmente quanto ao risco que representam à saúde, como é o caso da dengue e outras doenças, e vida das pessoas, em decorrência dos incêndios,
“Tentamos por vários anos conscientizar as pessoas, através de diversas campanhas, sobre a importância de manter os terrenos limpos. Mesmo com as autuações, é muito grande o número de reclamações dos moradores que acionam o nosso pessoal pedindo providências. Em 2018, foram 2.500 notificações, o que representa menos de 10 por cento dos terrenos que não estão limpos. E essa foi a única forma encontrada pela Prefeitura para minimizar os problemas”, argumenta.
O objetivo da Câmara, segundo o vereador Genilson, é elaborar projeto de lei propondo alteração na lei, regulamentando a notificação, estabelecendo prazos antes de executar atuação e aplicar punições previstas em lei.