Ao assumir o cargo de procuradora-geral de justiça, Elba Christine Amarante de Moraes anunciou que o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) terá um promotor que atuará exclusivamente nos crimes de trânsito. “Essa é uma das nossas grandes preocupações no Estado e, principalmente, em Boa Vista. Este esforço melhorará o desempenho da instituição”, afirmou durante solenidade de posse, realizada na tarde de ontem, 20, na sede do Ministério Público.
Outra novidade anunciada pela nova procuradora-geral foi o aumento no número de promotores da Saúde. “Teremos dois promotores atuando na saúde, uma área sensível em Roraima. A união de esforços melhorará o desempenho do MP no sentido de obter resultados mais eficientes”, disse.
Ela afirmou que procurará buscar o “aperfeiçoamento dos membros que se confrontam diariamente com os desafios de combate ao crime organizado, à corrupção e de atender os direitos dos cidadãos”. “Temos que melhorar o desempenho e atuar no sentido de desenvolver o estado, principalmente nas áreas mais sensíveis, como educação, saúde e sistema prisional”, assegurou.
Para que isso aconteça, pretende dotar as promotorias que enfrentam os problemas mais notórios de toda a estrutura necessária. “Queremos um Ministério Público cada vez mais resolutivo, capaz e eficiente para buscar soluções, cooperação do poder público para que os problemas sejam efetivamente resolvidos”, disse.
A nova procuradora-geral espera contar com a cooperação dos demais órgãos de fiscalização. “Qualquer apoio e cooperação para nós é fundamental. Por exemplo, o Ministério Público de Contas tem sido um grande parceiro. Acredito que a resolução dos problemas é mais rápida quando conseguimos trabalhar em conjunto”, afirmou.
Elba assume o cargo deixado pelo procurador Fábio Bastos Stica, que passou quatro anos à frente da Procuradoria-Geral de Justiça. “O grande legado deixado pela gestão que se despede é a interiorização do Ministério Público. Todas as promotorias do interior contam com a presença constante de um promotor, que reside na própria comarca. Esse é um feito inédito em Roraima, que traz benefícios à população, possibilitando o acesso direto da comunidade ao promotor”, comentou.
Segunda mulher a assumir a Procuradoria-Geral de Justiça, Elba recebeu 80% dos votos 46 membros (entre procuradores e promotores) do Ministério Público. “Essa votação aconteceu em um momento muito importante, em que havia rumores de uma divisão dentro do MP. A eleição deixou muito claro que não existe divisão, que estamos unidos e coesos em prol de um mesmo objetivo: melhorar a situação do Estado”. (V.V)
Política
Nova procuradora-geral anuncia promotoria para crimes de trânsito
Outra medida anunciada durante a posse foi o aumento no número de promotores para atuar na Saúde