A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, confirmou, na noite desta sexta-feira (2), o arquiteto urbanista Mauro Nakashima (PV), 42, como candidato a prefeito de Boa Vista nas eleições de 2024. A convenção, realizada na sede do PT, também anunciou a contadora Nivalda Cardoso (PV), 62, como postulante a vice-prefeita. Com suspeita de Covid-19, ela não participou do evento.
Mauro Nakashima iniciou o discurso ao afirmar que entrou na política devido à falta de “decência” nesse meio. Ele se definiu como inexperiente na política e defendeu o histórico familiar de nunca ter participado das tomadas de decisões na sociedade local.
O arquiteto prometeu levar sua experiência profissional para a Prefeitura e apresentou como uma de suas principais propostas a redução do déficit habitacional e a melhoria do urbanismo inspirada nas cidades que conheceu pelo mundo.
Nakashima disse que, diferente do que pensam sobre sua família acerca de ter alto poderio econômico e ser composta por cinco médicos, não vem de um “berço de ouro”, porque seus pais precisaram lutar para ter a vida que ostentam hoje. Também afirmou que sua campanha não vai ser “barulhenta”.
PV e PT lideram lista de candidatos a vereador
O grupo partidário anunciou 16 candidatos a vereador, sendo dez homens e seis mulheres. O PV e PT lideram a lista, com sete nomes, cada, enquanto o PCdoB aposta em dois. Entre os postulantes, está o jornalista Pablo Sérgio (PT) e a empresária, ex-pró-reitora da Univirr (Universidade Virtual de Roraima) e atleta de jiu-jitsu Tatiane Cassiano (PCdoB), presidente estadual da federação (confira a lista completa ao final da reportagem).
Segundo Tatiane, os candidatos vão apoiar as propostas defendidas pela chapa majoritária, como desenvolvimento sustentável, a pauta ambiental e a redução do déficit habitacional, sem esquecer suas bandeiras individuais. “A gente tem hoje pessoal voltado para o esporte, para os movimentos sociais, a Educação. Cada um tem sua bandeira. Eles vão trabalhar aquilo com que têm mais relação”, destacou.
O evento também contou com o presidente estadual do PV, o ex-senador Rudson Leite, e o vice-presidente estadual do PT, o ex-deputado estadual Titonho Beserra. Centenas de apoiadores dos candidatos prestigiaram a convenção.
Beserra afirmou que uma das estratégias petistas a serem utilizadas na campanha municipal será mostrar à população o trabalho feito pelos Governos Lula e Dilma por Roraima. “Nossa federação tem essa tranquilidade para mostrar o que está sendo feito, o que está propondo e buscar ouvir a população para trazer cada vez mais melhorias para o nosso Município”, declarou.
Quem é Mauro Nakashima
Mauro Nakashima de Melo nasceu em São Paulo, em 4 de fevereiro de 1982. Com apenas três meses de vida, o pai José Pereira de Melo Neto, médico, e a mãe Terezinha Nakashima de Melo, dona de casa, o trouxeram para Roraima, juntamente com três irmãos e uma irmã.
Ele estudou em escolas de Boa Vista, incluindo o Centro Educacional Macunaíma, as escolas estaduais Oswaldo Cruz e Gonçalves Dias, e a antiga Escola Técnica de Roraima (atual IFRR – Instituto Federal de Roraima). É formado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (UnB). Em 2008, decidiu estudar em Sydney, na Austrália.
Em 2015, após terminar uma especialização em Gestão Estratégica de Empresas nas áreas de Negócios Imobiliários e Construção Civil, passou a se dedicar a projetos de comunidades planejadas e desenvolvimento imobiliário.
Nakashima trabalhou como arquiteto nos setores público e privado, foi bancário e professor universitário. Dos destaques da carreira profissional, estão passagens pelo Governo do Acre, pelo Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan/UnB), pela Secretaria Estadual de Infraestrutura de Roraima (Seinf-RR), pelo Operacional Sipe (SP) e pela Level 5 Design (Austrália).
Após viver fora do Brasil, retornou ao País em 2021. Atualmente, é casado e pai de um filho. A eleição de 2024 será a primeira de sua vida, na qual ele promete políticas públicas para incluir a população pobre. “A única coisa que vi crescer aqui foi pobreza”, criticou.
“A gestão municipal não serve apenas para limpar ruas – é um serviço básico. Não pretendia entrar na política, sou profissional, sou empreendedor. Mas chegou o ponto em que eu, como cidadão comum, acho que não havia opção. Quero tentar trazer propostas melhores pra cidade, de desenvolvimento e prosperidade”, declarou ele, que também é empreendedor imobiliário e produtor rural.
Quem é Nivalda Cardoso
Nivalda Nazaré Gomes Cardoso nasceu em Boa Vista, no dia 9 de janeiro de 1962. É formada em Contabilidade e pós-graduada em Auditoria Pública Fiscal e Tributária pela Faculdade Atual da Amazônia. Anteriormente, disputou três eleições, sendo uma para vereadora (2004) e duas para deputada estadual (2006 e 2022).
Na vida pública, Nivalda foi diretora administrativa financeira da Câmara Municipal de Boa Vista (1999 a 2005) e trabalhou no setor de Contabilidade do Sebrae-RR, do antigo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) e da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Solteira, é mãe de três filhos e avó de três netos. Atualmente, está aposentada.
Confira os candidatos a vereador da federação PT-PCdoB-PV
- Anderson Romulo (PT)
- Alan Marcondes (PV)
- Olavo da Construção Civil (PT)
- Erislan Filhão (PV)
- Jéssica Ambrósio (PV)
- João Gomes do Santa Tereza (PCdoB)
- Kleber Simião (PV)
- Lucicleide Onça (PV)
- Marquinho do PT (PT)
- Nayra Nogueira (PV)
- Pablo Sérgio (PT)
- Rômulo Braz (PT)
- Tatiane Cassiano (PCdoB)
- Yasmin Nascimento (PT)
- Yngridi Narrara (PT)
- Zildo Raposo (PV)