Após a posse para o mandato 2023/2026, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), criou uma nova comissão de representação com 16 deputados para comandar a Casa durante o recesso parlamentar. Nove dos dez novos parlamentares compõem o grupo até 15 de fevereiro, data do retorno das sessões plenárias.
São eles: Armando Neto (PL), Dr. Cláudio Cirurgião (União Brasil), Dr. Meton (MDB), Idazio da Perfil (MDB), Isamar Júnior (PSC), Joilma Teodora (Podemos), Lucas Souza (Pros), Marcinho Belota (PRTB) e Marcos Jorge (Republicanos).
A comissão também inclui: Ângela Águida Portella (Progressistas), Catarina Guerra (União Brasil), Coronel Chagas (PRTB), Gabriel Picanço (Republicanos), Neto Loureiro (PMB) e Soldado Sampaio e Tayla Peres (Republicanos).
Antes da virada do ano, faziam parte da comissão, além de Sampaio, Picanço e Tayla, Aurelina Medeiros (Progressistas), Marcelo Cabral (Cidadania) e Jorge Everton (União Brasil).
Regimentalmente, a comissão tem que ser composta pelo presidente do Poder Legislativo e por um membro de cada partido com assento na Casa. Soldado Sampaio irá presidir o grupo, composto por um membro de cada bancada ou bloco parlamentar. Na ausência ou impedimento de Sampaio, será o primeiro-vice-presidente Marcelo Cabral (Cidadania) quem assumirá o posto.
As atribuições da comissão de representação são: elaborar projetos; conhecer do pedido de licença para processo de deputado e decidir sua prisão; e autorizar a ausência do governador e do vice.
Durante o recesso, o grupo ainda acumula as funções da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) e do plenário. Uma convocação extraordinária da Assembleia, segundo o regimento, interrompe a vigência da composição de recesso.
*Por Lucas Luckezie