Política

Novo reitor diz que vai modificar processo de interiorização da UERR

Universidade Estadual de Roraima realizou, pela primeira vez, em 10 anos de existência, a primeira eleição para reitor

A primeira eleição para a escolha do reitor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) teve como eleito Regys Freitas para um mandato de quatro anos, com um percentual de 89% do total de votos. Ele era reitor pro tempore desde o dia 27 de janeiro e tornou-se o primeiro reitor eleito da instituição, que completa 10 anos

. “Foi uma felicidade ser eleito com esse quantitativo de votos, principalmente após todo esse longo processo que foi a implantação da escolha do reitor de forma direta dentro da Uerr. Estamos muito felizes com a conquista alcançada”, disse.

Ele prometeu que vai fortalecer o eixo pesquisa, ensino e extensão, dando prioridade para a recuperação da instituição. Disse que já existem parcerias com outras universidades, como a Fluminense, e que vai investir no aumento do número de mestrados e doutorados ofertados em parceria com essas universidades.

“Vamos ofertar novos cursos, preparar a Universidade Estadual para ser uma instituição de excelência. Nós já dispomos de quatro cursos de mestrado e quatro de doutorado. Vamos dobrar o número de cursos de pós-graduação e oferta de vagas no menor prazo de tempo possível. Estamos proporcionando qualificação para professores e técnicos administrativos da UERR e também para a comunidade em geral”, disse Freitas.

O reitor afirmou que vai modificar o processo de interiorização da Uerr dando prioridade para a qualidade dos cursos. “Estamos fazendo um levantamento, um diagnóstico das necessidades da Uerr nos 15 municípios. Vamos repensar o futuro dos cursos a partir das necessidades dos moradores desses municípios. Onde não conseguirmos permanecer, vamos ofertar cursos diferenciados, até mesmo tecnólogo se for possível. Vamos ofertar o que mais interessar àquela localidade”, destacou.

Quanto à questão econômica, a Uerr tem um orçamento de R$ 42 milhões. Regys Freitas afirmou que pretende driblar a crise com parcerias com outras instituições, além de implementar projetos que visem conseguir recursos para a Uerr. “Nós fechamos com a bancada federal e vamos ter emendas que vão solucionar nosso maior problema, que é a infraestrutura”.

HISTÓRICO – Regys Freitas é professor concursado da UERR, possui graduação em Direito pela Faculdade Cathedral e Mestrado em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Foi assessor jurídico do juiz federal da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Roraima e também assessor jurídico do procurador-chefe do Ministério Público Federal em Roraima, com atuação no 1º Ofício Criminal e no Ofício Eleitoral, deixando o cargo para assumir a reitoria em 27 de janeiro deste ano. Também foi professor de Direito Penal da Faculdade Cathedral. Atua com ênfase em Direito Público.