Núbia, Kleudison, Dr. Pedro e Toinho disputam a Prefeitura de Amajari em 2024

Amajari tem 7.547 eleitores aptos a votar e não terá segundo turno. Eleição está marcada para 6 de outubro

Núbia Lima, Kleudison Wanderley, Dr. Pedro e Toinho da Aderr são os candidatos à Prefeitura de Amajari (Fotos: Divulgação)
Núbia Lima, Kleudison Wanderley, Dr. Pedro e Toinho da Aderr são os candidatos à Prefeitura de Amajari (Fotos: Divulgação)

A prefeita Núbia Lima (Progressistas), o presidente da Câmara Municipal Kleudison Wanderley (Podemos), o médico Dr. Pedro (Novo) e o técnico de fiscalização agropecuária Toinho da Aderr (PRD) são os candidatos nas eleições para prefeito de Amajari em 2024 (confira cada composição mais abaixo).

O prazo para os partidos políticos realizarem as convenções, os eventos que oficializam pré-candidatos como candidatos, terminou no dia 5 de agosto. Os partidos têm até quinta-feira (15) para solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral. A campanha começa oficialmente na sexta (16).

O primeiro turno está marcado para 6 de outubro. Amajari tem 7.547 eleitores aptos a votar e, mesmo se uma candidatura passar dos 50% dos votos, não terá segundo turno. Pela lei, há nova disputa em municípios com mais de 200 mil eleitores – em Roraima, apenas a capital Boa Vista cumpre esse requisito.

Núbia Lima

A candidata a prefeita de Amajari, Núbia Lima (ao meio), e a postulante a vice Gleyce Mota (última da esq.) com aliados (Foto: Divulgação)

A atual prefeita busca a reeleição para mais quatro anos na companhia da candidata a vice-prefeita Gleyce Mota (Republicanos) pela coligação Amajari Para Todos (Progressistas, Republicanos e Federação PSDB-Cidadania). O grupo também reúne 28 postulantes ao cargo de vereador e tem o apoio do governador Antonio Denarium (Progressistas), do vice-governador Edilson Damião (Republicanos), dos senadores Dr. Hiran (Progressistas-RR), de deputados federais como Gabriel Mota (Republicanos-RR) e de deputados estaduais incluindo Marcelo Cabral (Cidadania).

Kleudison Wanderley

O candidato a prefeito de Amajari, Kleudison Wanderley (de óculos), com aliados como Soldado Sampaio e Renato Silva (Foto: Divulgação)

Wanderley tem Eduardo Magalhães (PDT) como candidato a vice-prefeito pela coligação Um Novo Futuro Para o Amajari (Podemos, PDT e MDB). A aliança soma 16 postulantes a vereador e tem o apoio de deputados estaduais como Renato Silva (Podemos) e Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Dr. Pedro

O candidato a prefeito de Amajari, Dr. Pedro, com o ex-deputado e ex-procurador da Lava-Jato, Deltan Dallagnol (Foto: Divulgação)

Pedro Salomão forma chapa majoritária com a candidata a vice-prefeita Professora Norma (PL), a Norma Mailey. O partido da candidatura forma a coligação Liberta Amajari – A Verdadeira Mudança (Novo e PL), que reúne sete nomes para vereador. Eles têm o apoio do ex-vice-governador Frutuoso Lins (Novo), do deputado federal Nicoletti (União Brasil), do deputado estadual Dr. Cláudio Cirurgião (União Brasil) e de lideranças nacionais da sigla, como o governador mineiro Romeu Zema e o ex-deputado federal Deltan Dallagnol.

Toinho da Aderr

O candidato a prefeito de Amajari, Toinho da Aderr, alcunha de Antonio Etelvino Almeida, em entrevista à TV Assembleia (Foto: SupCom ALE-RR)

Antonio Etelvino Almeida, o Toinho da Aderr, lidera chapa “pura” com o candidato a vice-prefeito Alexsander Walderley (PRD). Independente, a sigla não se coligou com outras legendas, tampouco lançou candidatos a vereador.