Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a gestão anterior, o governador Antonio Denarium (Progressistas) disse que é “muito importante” o alinhamento com o Governo Lula ao comentar sobre possível mudança de posicionamento político.
“Eu sempre fui muito centrado, focado no nosso Estado. Nunca fui extremista, nem pra um lado ou outro. Meu objetivo é melhorar a qualidade de vida do nosso povo. O meu relacionamento com o governo federal é de fundamental importância para Roraima”, afirmou.
Denarium disse ser “governador de todos”, que mantém suas convicções políticas em referência a Bolsonaro e a direita, e que seu foco principal é o Estado de Roraima. “Eu tou focado na melhoria da condição de vida do nosso povo, independente da ideologia partidária”, declarou.
O governador de Roraima fez as declarações nesse domingo (13) ao programa Agenda da Semana, da Folha FM (confira a entrevista completa ao final da reportagem).
Na oportunidade, ele também comentou sobre: suas participações em eventos do Governo Lula, dos Diálogos Amazônicos e da Cúpula da Amazônia; as propostas do governo estadual contempladas pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); a continuidade das obras da estrada da Guiana com previsão de conclusão do primeiro trecho até 2025; a melhoria da internet de Roraima; além da retomada da energia da Venezuela para o Estado.
“É muito importante o Estado estar interligado com toda a América Latina, tanto com a Venezuela como o com o Linhão de Tucuruí. Todas as obras estruturantes para o Estado de Roraima, temos que ser favoráveis, independente de governo, independente de ideologia”, disse.
Política ambiental do Governo Lula
O governador revelou que propôs ao governo federal o repasse das áreas da Reserva Extrativista Baixo Rio Branco-Jauaperi e territórios de responsabilidade do Exército Brasileiro sem interesse da corporação, que totalizam em torno de 600 mil hectares (ou 600 mil campos de futebol), para o Estado de Roraima.
Seria uma forma de compensar a intenção da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, em delimitar mais 269 mil hectares em unidades de conservação no Estado. Denarium defende que, dessa proposta, Marina retire áreas já ocupadas por agricultores familiares.
O político lembrou de ter batido de frente com o Governo Lula em torno do tema e que chegou a se recusar a participar do evento do Dia Mundial do Meio Ambiente – onde era esperada a assinatura do decreto para delimitar mais áreas de proteção em Roraima -, se o governo não o ouvisse.
“Isso é a prova que o governo federal está nos ouvindo e negociando, pra que o Estado de Roraima não seja prejudicado mais uma vez pelo governo federal com a política ambientalista. Concordo com a política ambiental, desde que não prejudique nossa população”, afirmou.
Novo PAC
Antonio Denarium citou ao menos sete obras que sugeriu ao Novo PAC – e que foram contempladas -, que totalizam ao menos R$ 4 bilhões em investimentos: a recuperação das rodovias BR-174 e BR-210 (com construção de cinco pontes de concreto); a continuidade das obras do Linhão de Tucuruí; a nova etapa das obras de esgotamento sanitário em Boa Vista; as mais de 1 mil casas do Minha Casa, Minha Vida; o novo bloco do HGR (Hospital Geral de Roraima); e uma nova maternidade.