Política

O que já se sabe sobre a cerimônia de posse de Denarium em 1º de janeiro

Saiba também curiosidades sobre a faixa governamental e o significado de cada cor

O governador reeleito Antonio Denarium (Progressistas), de 58 anos, tomará posse para o segundo mandato no próximo domingo (1º), ao lado do vice-governador Edilson Damião (Republicanos), 45. Saiba alguns pontos já revelados sobre a cerimônia, que pode ter surpresas, segundo a coordenadora de relações públicas e cerimonial do Governo, Bruna Sack.

Como vai ser

Denarium e Edilson vão tomar posse na Assembleia Legislativa às 17h. Constitucionalmente, eles devem prestar o compromisso de manter, defender, cumprir e fazer cumprir as constituições federal e estadual, observar as leis e promover o bem-estar geral.

Da Casa Legislativa, governador e vice vão seguir a pé para um palco montado em frente ao Palácio Senador Hélio Campos por volta das 19h. Durante o trajeto, os políticos serão escoltados pela cavalaria da Polícia Militar.

No local, o governador será recepcionado pelo público e convidados, e ainda receberá honras militares. Por fim, Denarium receberá a faixa governamental e fará o primeiro discurso ao público após ser empossado. A pastora Edna Macedo, da Igreja do Evangelho Quadrangular, também fará uma oração para marcar o momento.

É sempre a mesma faixa?


A coordenadora de relações públicas e cerimonial do Governo, Bruna Sack, fala curiosidades da faixa (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A atual faixa foi criada em 2018 pelas equipes de marketing e cerimonial do atual governo, porque não encontraram a anterior o Palácio. O tecido do artigo é a base de algodão e por dentro dele há uma espécie de tala para evitar que dobre.

O que significa cada cor?

Enquanto a cor azul representa a água, o branco remete ao céu, o verde à mata, o amarelo à riqueza e o vermelho à Linha do Equador que corta o mapa de Roraima. Há um brasão no meio da faixa e a estrela da bandeira roraimense fica mais abaixo.

Quem entrega a faixa ao reeleito?


O general Eduardo Pazuello entregou a faixa a Denarium em 2019 (Foto: Arquivo FolhaBV)

Para o próximo domingo, o cerimonial governamental guarda “a sete chaves” quem será o responsável pelo ato simbólico. Em 1º de janeiro de 2019, o general Eduardo Pazuello, que durante a intervenção federal atuou como secretário da Fazenda, foi quem passou a faixa a Denarium.

Haverá shows?

O evento de posse terá as apresentações da banda da Polícia Militar, responsável por executar os hinos nacional e estadual, e da Orquestra Ópera Roraima.

Estrutura


Montagem da cerimônia nesta semana (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Conforme o desenho da cerimônia, haverá uma grade de contenção para cercar o palco onde Denarium receberá a faixa. Dentro do cercado, haverá dois espaços reservados para convidados e ainda um para a tropa da PM e outro para banda da corporação.

Fora, haverá dois telões de led com tamanho de 4x3m para o público, além de um espaço reservado para a imprensa e para a equipe de iluminação do palco. Bruna Sack explicou que haverá mais de 1 mil cadeiras para a população.

*Por Lucas Luckezie