A Defensoria Pública do Estado de Roraima realizou, nesta terça-feira (2), a cerimônia de recondução ao cargo do defensor público-geral, Oleno Matos, e do subdefensor-geral, Natanael Ferreira, além da posse da nova corregedora-geral, Lenir Rodrigues. O evento aconteceu na Sala de Reuniões da sede da Administração Superior, em Boa Vista.
Durante a solenidade, Natanael Ferreira destacou os avanços obtidos durante seu primeiro mandato como subdefensor-geral e reforçou as expectativas para os próximos dois anos. “Renova as esperanças da gente tentar fazer um trabalho melhor. Neste segundo mandato, vamos focar na eficiência dos serviços e na qualidade do atendimento ao usuário final, trazendo novidades como novos programas e serviços. Em 2024, tivemos um aumento de mais de 12% nos atendimentos em relação a 2023, o que reflete o reconhecimento do trabalho realizado”, afirmou.
Reconduzido ao cargo de defensor público-geral pela quarta vez, Oleno Matos fez uma avaliação dos dois últimos anos e apresentou as metas para o novo mandato. “Foi um período de muito trabalho, no qual conseguimos levar a Defensoria para mais pessoas em nosso estado. Agora, o desafio é ampliar ainda mais nossa presença, com sedes próprias em cinco novos municípios e parcerias, como a que teremos com a Universidade Federal de Roraima para instalação de um centro de atendimento na Faculdade de Direito”, explicou.
A nova corregedora-geral, Lenir Rodrigues, também ressaltou os desafios e a importância da inclusão social. “Precisamos ampliar os serviços e atender melhor às demandas da população, especialmente das comunidades mais vulneráveis. Nossa meta é garantir que mais pessoas tenham acesso à justiça e aos direitos básicos”, afirmou.
O governador de Roraima, Antonio Denarium, também esteve presente e elogiou a atuação da Defensoria Pública no estado. “A Defensoria tem feito um grande trabalho na capital e no interior, ampliando atendimentos e promovendo ações importantes como conciliações. Este ano, a Defensoria e o Governo foram reconhecidos pela Tricom com o Selo Ouro em transparência e boa aplicação dos recursos públicos”, destacou.