Política

País fechará o ano com a maior inflação do mundo

Hiperinflação na Venezuela gera escassez e descontrole econômico, afirma FMI

A Venezuela fechará 2015 “com a maior inflação do mundo”, em torno de 160%, algo que está por trás da “grande vontade de mudança” registrada nas recentes eleições legislativas, afirmou ontem, Alejandro Werner, diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Os indicadores são: déficit fiscal de dois dígitos, a inflação mais alta do mundo, desabastecimento de produtos básicos, escassez de divisas extrema, desconexão total com a economia internacional. Claramente é um momento no qual são necessárias grandes mudanças para restabelecer certa normalidade”, disse.

Na Venezuela existe um sistema de controle de mudança cambial desde 2003 que impede o livre acesso às divisas e obriga particulares e empresas a canalizarem seus pedidos através de vários mecanismos.

Este controle abriu caminho para um mercado paralelo, no qual o preço do dólar quintuplica a taxa de câmbio oficial, um dos fatores que está por trás da elevada inflação que afeta o país, segundo analistas políticos e financeiros.

Com informações de O Globo