Política

Para Luis Oca, única forma de administrar é ouvindo a população

O candidato pretende promover eleições para escolha de gestor das unidades de ensino e implantar postos de saúde 24 horas

O candidato à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), Luis Oca, esteve no programa Agenda da Semana, na Rádio Folha 1020 AM, no domingo, 11, para apresentar suas propostas e esclarecer questionamentos da população. Filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol), ele tem como candidato a vice-prefeito o estudante universitário Cássio Luís, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Juntos, os partidos formam a coligação Frente de Esquerda para Boa Vista.

Luis Oca é funcionário público do Estado, lotado na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf). Formado em engenharia ambiental, está é a segunda vez que ele concorre ao cargo de prefeito de Boa Vista. A primeira vez foi nas eleições municipais de 2008. A principal proposta da chapa é ouvir a população antes das tomadas de decisão.

“Se eleito, irei exercer uma gestão participativa, ouvindo a população, principalmente na elaboração do orçamento. Não poderemos fazer isso logo no primeiro ano, pois já foi traçado pela atual gestão, porém irei exercer um mandato com transparência, em que a população ficará sabendo onde foi investido cada centavo”, disse.

Para que o trabalho seja feito de forma organizada, ele ressaltou que a cidade será dividida em distritos. “Cada distrito será composto por uma determinada quantidade de bairros. Cada um terá seus representantes, que irão colher sugestões e demandas para a Prefeitura, trabalhando assim, de forma justa, atendendo aos anseios de toda a cidade”, afirmou.

Entre as propostas para educação, Oca pretende construir novas escolas e creches e criar o ensino em tempo integral. “A atual quantidade de escolas não atende à demanda da população. Iremos construir novas unidades para garantir a todos o acesso à educação. Já o ensino integral se faz necessário para atender às necessidades dos pais, que necessitam trabalhar mais de um turno e não têm com quem deixar os filhos”, apontou.

Segundo Oca, outra mudança necessária é a redução no número de alunos por sala de aula. “Hoje em dia as salas de aula estão lotadas e os professores não dão conta de fazer um bom trabalho, pois é difícil dividir a atenção entre tantos estudantes. Este é um problema que pretendo resolver”, lembrou.

Também na educação, se eleito, o candidato pretende realizar eleições diretas para a escolha dos gestores das unidades de ensino. “Nada mais justo que os próprios servidores da unidade possam escolher os seus gestores. Hoje em dia esse cargo é indicação política e nem sempre as pessoas que assumem a função são competentes, apenas administram a escola com mãos de ferro”, afirmou.

Na saúde, a principal proposta de Oca é a implantação de postos de saúde 24 horas nos bairros. “Quando um cidadão fica doente e precisa de um atendimento rápido, se vê obrigado a procurar o Hospital Geral de Roraima, pois os postos de saúde não atendem demandas de urgência e emergência. Pretendo mudar isso reativando alguns postos que estão parados e torná-los Unidades de Pronto Atendimento para que o cidadão não precise percorrer longas distâncias”, disse.

A realização de concurso público para a área da saúde é outra proposta do candidato da coligação Frente de Esquerda para Boa Vista. O objetivo é acabar com o serviço terceirizado, contratando profissionais de todas as áreas. “Queremos que todos os funcionários sejam efetivos, desde o auxiliar de serviços gerais até o médico”, esclareceu Oca.

Quanto às políticas urbanas, o candidato prometeu trabalhar nos bairros mais afastados. “Há uma disparidade enorme entre os bairros da zona Oeste e das zonas Leste e Sul. Queremos acabar com isso levando os mesmos serviços de drenagem, pavimentação e urbanização para estas localidades, pois a maioria da população mora nestas regiões”, comentou.

Oca também afirmou que irá promover melhorias no transporte público. “Quero municipalizar o transporte público e implantar a gratuidade para estudantes e pessoas desempregadas. Também pretendo realizar um estudo para a construção de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)”, prometeu o candidato.  

A agricultura e o meio ambiente são outros setores que receberão a atenção da prefeitura caso o candidato do Psol seja eleito. “Boa parte das obras realizadas na Capital estão sendo feitas em espaços antes arborizados. Em minha gestão, todos os empreendimentos serão realizados com a preocupação em não afetar o meio ambiente da forma que é feita hoje. Também pretendo reativar a Secretaria de Agricultura e auxiliar o homem do campo com políticas públicas”, concluiu.