A recente visita de uma comitiva de empresários sul-coreanos ao Estado foi o tema da entrevista realizada pelo radialista Getúlio Cruz com o consultor especial da Casa Civil do estado de Roraima, Neudo Campos, durante o programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, na manhã deste domingo, 19.
Para o consultor, a visita abriu várias possibilidades de negócios para o Estado, pois os empresários se mostraram dispostos a investir e ajudar a desenvolver diversas áreas de Roraima. “Principalmente na compra da Soja”, ressaltou Neudo Campos, explicando que os coreanos importam 95% da soja consumida de diversas regiões do mundo a altos custos, e que a produção do Estado atraiu a atenção deles pela sua qualidade. “Eles têm uma demanda tão grande que mesmo que toda a produção local fosse exportada para eles, ela ainda não iria satisfazer completamente o consumo dos coreanos. Mas vai baratear, e muito, em relação à compra de outros países. Isso é maravilhoso para Roraima! Coloca-nos no mercado deles e nos dá um retorno substancial”, afirmou.
Outro fator destacado pelo consultor foi o sistema tecnológico apresentado pelos sul-coreanos para a administração dos hospitais. “É um sistema reconhecido mundialmente e que não usa mais papel. Eles têm um controle permanente de tudo o que está sendo realizado no hospital e onde cada técnico está gerenciando tudo digitalmente. Isso é redução de gastos que nos interessa muito, porque estamos construindo novos hospitais e ampliando outros, o que nos dá a chance de alcançar a excelência no atendimento”, ressaltou.
Produção de energia também foi um dos temas destacados pelo consultor especial da Casa Civil. “Eles nos mostraram vários projetos que deram muito certo lá e que produzem energia eólica, solar, entre outras, que podem acabar com a dependência energética do Estado e ainda nos tornar fornecedores de energia para outros Estados”, pontuou Campos.
Conforme o consultor especial, os diálogos entre o Governo do Estado e os 12 empresários sul-coreanos se iniciaram em janeiro deste ano e a visita deles foi realizada somente na semana passada. Neudo Campos frisou ainda que um convite foi feito pela comitiva para que a governadora Suely Campos (PP) vá à Coreia do Sul ver pessoalmente como são trabalhados os sistemas de saúde e elétrico.
“Eu estive com os empresários durantes toda a semana anterior e posso assegurar que eles ficaram maravilhados com a capacidade que o nosso Estado tem de produção e também com a seriedade na qual nós trabalhamos. Por isso, tenho certeza de que essa visita causará uma revolução na agricultura local e ainda irá desenvolver outras áreas, como a saúde. Isso é simplesmente formidável”, avaliou Neudo Campos. (J.L)