O aplicativo Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, está disponível para download. Divulgado nesta sexta-feira (16), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o app tem como função encaminhar denúncias de propagandas irregulares durante o período eleitoral. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet.
O download do aplicativo em sua versão atualizada pode ser feito gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (Google Play ou na App Store). A partir desta sexta (16), os seguintes serviços estarão disponíveis para receber e acompanhar denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral: Pardal Móvel, Pardal Web e Pardal ADM.
Pardal Móvel
Disponível para smartphone e tablet, o aplicativo é capaz de denunciar formas inadequadas de propagandas, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo.
A Portaria TSE nº 662/2024 estabelece a utilização do Pardal Móvel nas Eleições 2024 para encaminhar ao juízo eleitoral competente, a fim de “exercer o poder de polícia eleitoral, as denúncias de irregularidades de propaganda eleitoral específica, relacionada às candidaturas e ao contexto local da disputa”.
Outra novidade do aplicativo é que, para cada denúncia o usuário deverá observar a descrição específica “do que pode e o que não pode” em relação ao tópico em questão. Com base na descrição da denúncia e avaliação do usuário, o Pardal oferece botões “prosseguir” ou “encerrar”, para finalizar a denúncia.
Pardal Web e Pardal ADM
Para acompanhar estatísticas e dados, o Pardal Web permite a visualização das avaliações feitas pelo Pardal Móvel.
Use o Pardal ADM, para gerar uma notificação confiável à pessoa, ao partido político, à federação ou à coligação mencionada, acompanhada de um link específico para informar a regularização ou o esclarecimento do fato e anexar a documentação verídica.
Lembrando que, o Pardal recebe somente denúncias de propaganda eleitoral com caráter irregular. Para denunciar atos relacionados a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais, entre em contato pela central de atendimento SOS Voto, por meio do número 1491.