Política

Parlamento Jovem realiza programação especial neste sábado

O evento ocorre no prédio da Escolegis, no Centro, a partir das 8h

A Escola do Legislativo (Escolegis), por meio da Coordenadoria de Projetos Especiais, realiza amanhã, sábado, 25, a partir das 8h, uma vasta programação para apresentar o planejamento das atividades do Programa Protagonismo Juvenil/Projeto Três Poderes. O evento ocorre no prédio da Escolegis no Centro.

Conforme a coordenadora de Projetos Especiais, Maria Francisca Castro, o maior objetivo do programa é proporcionar formação política e social no exercício da cidadania para esses 24 parlamentares jovens.

Como parte desta ideia, esses alunos de 12 escolas – seis na capital e seis do interior do Estado – há duas semanas tiveram aula com um professor de História, sobre questões inerentes aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Os parlamentares jovens vão multiplicar essas atividades, ou fazendo palestras, movimentos sociais ou, por exemplo, dias de sensibilização, ao público alvo escolhido. Esse público pode ser a comunidade escolar, comunidade em geral, religiosa entre outros.

A presidente da Escolegis, deputada Angela Águida Portella (PSC), vai acompanhar e participar das atividades pela manhã.

“A cada 45 dias o parlamento jovem se reúne, onde são delegadas tarefas. A cada novo encontro eles explicam de que forma pretendem transmitir à comunidade o conhecimento adquirido”.

Programação

Durante todo o sábado, das 8h às 16h30, eles irão apresentar o planejamento das atividades que devem ser desenvolvidas durante o ano da legislatura, junto às escolas integrantes do projeto.

A abertura ocorre às 8h quando será servido café da manhã. Às 9h acontecem as apresentações do Programa Protagonismo Juvenil/Projeto Três Poderes.

Meia hora depois os jovens recebem um treinamento de como Falar em Público e Práticas de Oratória com o servidor Roberto Basílio.

Ao meio dia será servido o almoço. Às 13h30 ocorre a elaboração das atividades a serem desenvolvidas nas escolas selecionadas. Após às 15h será feita a consolidação das atividades elaboradas.

Em seguida, também será definido o calendário de execução nas escolas selecionadas.

Já às 16h serão definidas as atividades a serem realizadas na Semana Nacional do Trânsito, que terá como tema: “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”.

Ainda dentro da programação, os jovens também vão apresentar formas de como as crianças devem se proteger no dia a dia, a exemplo de: abusos sexuais; abordagens mal intencionadas de pessoas desconhecidas; desaparecimento e como buscar socorro. O encerramento ocorre meia hora depois.

Fonte: Secom/ALE-RR