Política

Partidos da base aliada pouco coligam com o PP

O Partido Progressista de Roraima (PP-RR) realizará, a partir desta semana, uma extensa programação voltada às convenções partidárias, no interior do Estado, mas, a partir das escolhas dos nomes, observa-se que os partidos da base aliada ao governo de Roraima pouco coligaram com o PP. Dos 15 municípios, em apenas três partidos, como o PRB, do deputado Mecias de Jesus, e o PT, da senadora Ângela Portela, coligaram com o PP da governadora Suely Campos.

O PP vai lançar candidatos majoritários em dez dos 15 municípios de Roraima e faltam definir as pré-candidaturas ou apoios em apenas quatro. Os atuais prefeitos vão para reeleição em Rorainópolis, onde o candidato do partido é o Adilson do Asa; de São Luiz do Anauá, com Edson Leite; em Mucajaí, com Josué Matos; e em Normandia, Jairo Araújo.

Além dos candidatos à reeleição, Hiran citou a construção das pré-candidaturas majoritárias em pelo menos oito municípios do interior. Em Bonfim, o atual vice-prefeito, Joner Chagas, será candidato a prefeito com Roberto da Cerr, como vice. Joner é irmão do deputado estadual Coronel Chagas (PRTB), que pertence, até então, ao grupo de oposição governista. No Cantá, o PP definiu apoio ao pré-candidato André, que pertence ao partido. Em Caroebe, a pré-candidatura já está confirmada e o partido busca fortalecer a candidatura de Bob em torno de outras siglas. Esse é um dos municípios onde o PP coliga com o deputado Mecias de Jesus. Além dele, apenas São Luiz.

No município de São João da Baliza, o pré-candidato do PP é Serafim, que já foi prefeito do município. Em Pacaraima, o PP tem como pré-candidata Teia Mota. “Estamos construindo a coligação com o PMN e outros partidos para indicação do vice”, afirmou.

Em Iracema, o apoio do PP será para a pré-candidatura do presidente do PEN, delegado Francisco, que terá como vice Zenilda Portella, mãe da deputada Ângela Águida Portella. No Uiramutã, o candidato é o Dedeu do PT, apoiado pela senadora Ângela Portela. Em Alto Alegre, o deputado Chicão da Silveira está em conversação com alguns nomes e será o responsável pela condução da política do PP naquele município.
Nos municípios de Boa Vista, Caracaraí e Amajari o partido ainda não tem candidaturas definidas.

CONVENÇÕES – O presidente do PP no Estado, Hiran Gonçalves, informou que já definiu junto com as lideranças do Partido Progressista que a sigla não vai esperar até o dia 5 de agosto, último dia de prazo dado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para realizar suas convenções tanto no interior do Estado quanto na Capital. “Isso demonstra a credibilidade e a capacidade que o partido tem de prestigiar suas bases. Eu tenho grandes expectativas para esta campanha”, frisou Hiran Gonçalves.

“É necessário ressaltar que o Partido Progressista tem compromisso com o povo de Roraima e definirá os nomes daqueles que têm condições de trabalhar em prol do desenvolvimento dos municípios, melhorando a qualidade de vida da população”, destacou.

A governadora de Roraima, Suely Campos (PP), o líder do governo na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado estadual Brito Bezerra (PP), e o secretário chefe da Casa Civil, Oleno Matos (PP), entre outras autoridades membros da sigla partidária também confirmaram presença nas convenções.