As eleições municipais de 2020 devem contar com mais dois partidos ativos, com possibilidade de lançamento de candidaturas no interior do estado. Os representantes do Patriota e do Partido Verde (PV) acionaram a Folha para informar da situação das siglas após a repercussão da informação repassada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) de que somente 21 partidos estariam aptos para concorrer nas eleições, caso o pleito acontecesse este mês.
O presidente estadual do Patriota, delegado Francisco Araújo, informou que as comissões instaladas nos municípios foram temporariamente suspensas segundo orientação da executiva nacional da sigla.
“O Patriota está totalmente vigente dentro do Estado. Os diretórios que não estão vigentes foram suspensos por questão de orientação da própria executiva nacional. Em 2019, todos os diretórios tendo em vista que não houve eleição naquele ano”, explica.
Conforme Araújo, todos os diretórios serão novamente reativados para nomeação das respectivas comissões “para eventualmente poder disputar o pleito eleitoral. Está tudo dentro dos conformes”, completa.
O líder do Patriota em Roraima afirmou ainda que a sigla deve lançar candidatos próprios no Cantá, São João da Baliza, Iracema e Mucajaí, além de composições com outros partidos. “Na Capital, o Patriota ainda vai definir qual candidato vai apoiar. Não tem nada ainda decidido”, acrescentou.
O coordenador estadual do PV em Roraima, Rudson Leite, explica que a sigla ainda não nomeou a sua executiva municipal. “Nós, do Partido Verde, já estamos com pelo menos cinco executivas escolhidas, com diretório pronto, mas ainda não registramos no TRE”, informou.
“Por isso não aparece no sistema, mas até o final do mês vamos estar nomeando todas em formato definitivo”, complementou.
Segundo Leite, a intenção da sigla é de lançar candidaturas próprias em Rorainópolis, Amajari, Boa Vista. Estuda-se a ainda possibilidade de ampliar também para Caracaraí e Normandia.
ENTENDA – Se as eleições acontecessem agora, somente 21 partidos estariam aptos a lançar candidatos nos municípios de Roraima. Isso porque somente estas siglas atendem aos critérios estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com os dados do TRE-RR, podem participar das eleições os partidos que tenham registrado seu estatuto junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 04 de abril de 2020. Além disso, as siglas também devem ter constituído órgão de direção no respectivo município onde pretendem lançar candidatos. A constituição do órgão de direção deverá acontecer até a data da convenção, no período do dia 20 de julho a 05 de agosto de 2020. (P.C.)