RORAIMA

PEC que prevê plebiscito em caso de mudança de nome de cidade avança na ALE-RR

Autor da proposta lembrou do município popularmente conhecido como São Luiz do Anauá, mas que oficialmente se chama apenas São Luiz

Os deputados da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Roraima nesta quarta-feira (4) (Foto: Nonato Sousa/SupCom ALE-RR)
Os deputados da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Roraima nesta quarta-feira (4) (Foto: Nonato Sousa/SupCom ALE-RR)

Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (4), por 18 votos, a Proposta de Emenda à Constituição que regulamenta a mudança de nome de município em Roraima. Aprovada em primeiro turno, a PEC deve voltar ao plenário na terça-feira (10) para votação definitiva.

Pela proposta do deputado Marcos Jorge (Republicanos), a mudança de nome será feita por lei e dependerá de consulta prévia à população da cidade, por meio de plebiscito organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR).

A consulta poderá ser feita a pedido da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), com:

  • Aval mínimo de 1% dos eleitores do município;
  • Resolução aprovada pela maioria dos vereadores;
  • Informação de órgão técnico competente sobre a inexistência do nome sugerido pelo Brasil.

Ao apresentar a PEC, Marcos Jorge lembrou da cidade popularmente conhecida como São Luiz do Anauá, mas que oficialmente se chama apenas São Luiz. Fundada em 1982, a cidade fica no Sul de Roraima e tem, atualmente, 7.315 habitantes.

“Fizemos uma pesquisa extensa com mais de dois mil respondentes. Mais da metade dos eleitores daquele Município se manifestou, e ampla maioria querendo avançar com essa discussão”, disse.