A pesca esportiva na região do Baixo Rio Branco, nos municípios de Caracaraí e Rorainópolis, Centro-Sul e Sul de Roraima, funcionarão o ano inteiro, inclusive no período de Defeso. A liberação foi anunciada pelo deputado Odilon Filho (PEM), que interviu junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) e à Fundação de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarth).
“Este trabalho foi um pedido das comunidades tanto do Município de Caracaraí como de Rorainópolis. Lá trabalham cinco empresas com turismo que geram emprego e renda para os moradores daquelas comunidades. Antes, no período de Defeso, ficava proibido tudo, tanto a pesca predatória quanto à esportiva. Chegamos a um entendimento junto ao IBAMA de que a pesca predatória poderia ser proibida, mas na esportiva o peixe não sai de dentro do rio. Então, o IBAMA acabou consentindo que as empresas trabalhassem normalmente”, explicou.
A sensibilidade desses dois órgãos que cuidam do meio ambiente está sendo fundamental para contribuir com o desenvolvimento das duas regiões, conforme o deputado. “Hoje, no Baixo Rio Branco, mesmo no período de Defeso, a pesca esportiva funcionará normalmente. Isso será muito bom porque a liberação vai gerar emprego e renda para os dois municípios, pois cada turista deixa, por dia na região, R$ 500, o que ajuda a fortalecer a economia dos dois municípios”, ressaltou o parlamentar.
“Estou agora trabalhando junto à governadora para que a Femarth instale uma base de fiscalização nas divisas do Baixo Rio Branco com o Rio Amazonas, para que os pescadores do Amazonas não entrem nos nossos rios e saiam levando tudo que encontram, deixando os nossos pescadores prejudicados”, disse.