No final de semana, alguns partidos da Capital promoveram reuniões entre os seus filiados, as chamadas convenções partidárias, para definir as coligações e quem serão os pré-candidatos para os cargos da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) e da Câmara Municipal dos Vereadores no processo eleitoral que ocorrerá em outubro deste ano.
Pela parte da manhã do sábado, 30, a Rede Sustentabilidade em Roraima realizou a sua convenção no Espaço Paricarana, no bairro Aeroporto, zona Oeste da Cidade e definiu que não terá candidatura própria para a Prefeitura, com objetivo somente para a Câmara dos Vereadores. Durante as votações, os nomes propostos para os cargos de vereadores foram os de Linoberg Almeida e Elizene Miranda, aceitos pela maioria de voto entre os seus filiados. Por não possuir uma candidatura própria, a Rede também firmou, na convenção, que apoiará o candidato a prefeito do Partido Democrático Trabalhista em Roraima (PDT-RR).
“A Rede decidiu que esse é o momento de pensar em projetos para Boa Vista. A gente tem que ter coragem para mudar a cara de Boa Vista e apresentar propostas que sejam sustentáveis, e para isso não dá para a Rede lançar candidatura sem construir um diálogo com outros partidos da cidade. A gente fez a conversa com vários, e um deles se apresentou há um mês para esse diálogo. Hoje a Rede deliberou sobre essa aproximação programática com o PDT e a gente vai caminhar junto com o candidato do partido para fazer vereadores em Boa Vista e mudar a cara da cidade a partir do Palácio Municipal”, informou o presidente municipal do partido, Linoberg Almeida.
PSTU – Já no início da tarde de sábado, por volta das 14h30, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) definiu, após assembleia realizada no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que lançará um candidato a vice-prefeito e um vereador. O PSTU fará coligação com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e apoiará o candidato a prefeito que foi definido pelo partido, Luis Oca.
Conforme a presidente do diretório municipal do PSTU, Tamires Barros, o candidato a vice da coligação PSOL-PSTU é o estudante Cássio Luis, e para vereador, o operário José Lima. “Nós vamos lançar a candidatura do José Lima, que é operário da construção civil. Nós entendemos que é muito importante, como uma das deliberações do partido, lançar operários trabalhadores que de fato entendam a dificuldade na pele do trabalho precarizado. O vice-prefeito vai ser o Cássio Luis, que é aluno, e vai representar a juventude. Nossa coligação com o PSOL se deu porque representa objetivos iguais aos do PSTU”, reforçou Tamires.
PHS – O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) também anunciou a coligação com o PDT e a Rede Sustentabilidade no sistema proporcional, ou seja, quando é possível votar diretamente tanto no candidato quanto no partido ou coligação, para eleição da bancada de vereadores durante evento no Ginásio Ulisses Guimarães, no bairro Pintolândia, zona Oeste da Capital.
“Para o sistema majoritário, o PHS vai marchar livre, nós não definimos candidatura. Nós estamos na luta para que possamos eleger uma bancada de vereadores para trabalhar com seriedade na Câmara Municipal e fazer uma diferença naquele parlamento”, revelou a presidente municipal do PHS, a vereadora Mirian Reis.
PDT – Por sua vez, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou a candidatura do empresário e estudante de Direito Jeferson Alves para a Prefeitura de Boa Vista. Segundo Jeferson Alves, após conversas entre outros partidos, o nome para o candidato (a) a vice já foi definido e deverá ser anunciado ainda nesta segunda-feira, 1º.
O presidente do PDT em Roraima, senador Telmário Mota, falou sobre a coligação com os partidos e adiantou que a previsão é que novas parcerias sejam firmadas. “Nós já estamos com três partidos, praticamente com a chapa cheia e ainda temos a possibilidade de trazer outras siglas. Estamos conversando. Sem nenhuma dúvida estamos abrindo uma alternativa para a população escolher”, acrescentou o senador. Ao final da convenção do PDT, foi confirmado o número de participação de cada partido para o cargo de vereador, com dois candidatos pela Rede, sete candidatos pelo PHS e outros 26 pelo PDT. (P.C)
PT faz reunião interna e confirma candidatura própria
Diferente do anunciado pela Folha, o Partido dos Trabalhadores fez apenas uma reunião interna para estabelecer os próximos passos do partido e não uma convenção entre os filiados. A reunião ocorreu no auditório do Hotel Cristal, no bairro São Vicente. Conforme o professor Roberto Ramos, durante o evento foi firmada a sua pré-candidatura para o cargo de Prefeito e a participação de mais 17 filiados para o cargo de vereador.
Segundo Ramos, o nome do vice ainda não foi estabelecido, mas já está sendo estudado junto com as possíveis coligações entre partidos. No entanto, as informações só serão devidamente oficializadas na convenção do PT, programada para ocorrer na próxima sexta-feira, 5 de agosto, data limite para a realização das convenções partidárias. (P.C)