Política

PL para que Saúde justifique falta de atendimentos é aprovada

Se sancionada pelo Poder Executivo, justificativas por escrito pelas unidades de saúde estaduais deverão ser obrigatórias quando não puderem atender pacientes

O Projeto de Lei (PL) nº 224/2021, que pede justificativa da saúde estadual para não atendimentos aos pacientes, foi aprovado na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (28). A proposta recebeu 20 votos favoráveis.

O documento, agora direcionado ao Poder Executivo, pede para que se torne obrigatório a apresentação de justificativas por escrito fornecidas pelas unidades de saúde estaduais quando não houver condições de atendimento ou recebimento de pacientes. O PL é de autoria do deputado Neto Loureiro (PMB).

Entre os parlamentares favoráveis ao PL, Dr. Cláudio Cirurgião (União), a justificativa das unidades é importante para pacientes e às entidades de saúde. “Essa justificativa é de suma importância, não só para o paciente, mas para que as entidades de Saúde, os representantes, nós, deputados, possamos levar soluções para melhorar a qualidade de assistência”, disse

O PL de 2021 será encaminhado ao Poder Executivo que sancionará ou vetará, integral ou parcialmente. O documento está disponível no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (sapl.rr.leg.br) para consulta e acompanhamento da população.