Política

PL quer criar política nacional de apoio ao afroempreendedorismo

Objetivo é fortalecer iniciativas empreendedoras lideradas por pessoas negras

O Projeto de Lei (PL 2.2538/2020) tem como objetivo criar a Política Nacional de Apoio ao Afroempreendedorismo no país, com o objetivo de promover e fortalecer iniciativas empreendedoras lideradas por pessoas negras. 

A medida é uma proposta do senador Telmário Mota (Pros). O parlamentar explica que apesar do Estatuto da Igualdade Racial completar 10 anos agora em 2020, o racismo continua a segregar e a excluir no Brasil, portanto ainda há muito que se avançar no país.

Para Telmário, apesar da legislação brasileira prever regimes jurídicos diferenciados para microempresários e empresários de pequeno porte, para incentivar o crescimento empresarial com a redução de obrigações tributárias, as pessoas negras enfrentam obstáculos adicionais para se candidatar a esses benefícios.

“Por isso, é de suma importância que as políticas públicas estabeleçam ações capazes de promover o desenvolvimento empresarial dos afroempreendedores, viabilizando inclusive a comercialização de produtos atrelados à temática afro-brasileira, contribuindo assim para resgatar e preservar a cultura nacional”, justificou o senador.

Segundo o parlamentar, o projeto contará também com a gestão do programa “Avança Brasil Afro Empreendedor”, que será implementado como projeto piloto em alguns estados do Brasil.

A ideia é o programa tenha duração de 2 anos, podendo ser permanente caso tenha resultados satisfatórios para progresso da economia nacional e regional.

“Eu sempre lutei contra a desigualdade racial. Então eu acredito que esse projeto, que instituirá a política nacional de apoio ao afroempreendedorismo, estabelecerá um marco histórico, para transformação de vida econômica, social e cultural dos 118 milhões de afro brasileiros”, destacou o senador.

EMPREENDEDORISMO NEGRO – Um estudo sobre o Empreendedorismo Negro no Brasil, realizado em 2019 pelo instituto PretaHub, em parceria com Plano CDE e JP Morgan, revela que, embora os empreendedores negros movimentem a quantia anual de R$1,7 trilhão ao ano, 32% deles já tiveram um ou mais pedidos de crédito recusado por bancos, sem que fossem apresentadas as razões para tanto.

A agência internacional Small Business Administration, do governo dos Estados Unidos, durante o evento “Desvendando os Códigos do Afroempreendedorismo”, realizado em São Paulo, mostrou que as instituições financeiras negam três vezes mais financiamento para empresários negros do que aos brancos.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.