Política

Ponte do Passarão pode começar a ser construída ainda neste ano

Projeto da obra prevê um investimento de mais de R$ 70 milhões

A travessia no rio Uraricoera, na região do Passarão, zona Rural de Boa Vista, deve deixar de ser feita por meio de embarcações, com a construção de uma ponte no local. 

O senador Telmário Mota (Pros) informou que o recurso para a obra já está garantido, graças a uma emenda parlamentar alocada por ele junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). A obra deve ter investimento de mais de R$ 70 milhões. 

O senador explicou que ele articulou, nesta terça-feira (17), uma reunião entre o secretário estadual de Infraestrutura, Edilson Damião e o chefe de Assessoria Especial de Relações Institucionais do MDR, Alessandry Macedo de Medeiros.


Secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, senador Telmário Mota e o representante do MDR, Alessandry Medeiros, após reunião sobre a Ponte do Passarão (Foto: Divulgação)

Nesta reunião, o Governo do Estado apresentou uma proposta para agilizar o andamento da obra. “Se o MDR aceitar a proposta do governo, a obra pode começar neste ano ainda. Esta será a maior obra de recurso parlamentar do estado de Roraima e a maior ponte de Boa Vista”, destacou o senador. 

Atualmente, a balsa Trombetas é o meio de transporte utilizado por quem precisa acessar regiões como o baixo Rio Branco e São Marcos. Cerca de 30 comunidades estão localizadas do outro lado do rio. Em média, a balsa Trombetas realiza por ano 2.500 travessias, cerca de 15.800 carros são transportados e 47 mil pessoas utilizam a embarcação. 

Quando a balsa precisa de manutenção, a baldeação de passageiros precisa ser feita de maneira emergencial pela Defesa Civil.