Política

População poderá avaliar gestão da Justiça Eleitoral

Com a proximidade das eleições municipais, a Justiça Eleitoral elaborou um questionário para consultar a população sobre as metas de atuação em 2020. O objetivo é que os eleitores opinem sobre as estratégias que devem ser adotadas para o próximo pleito.

Os interessados poderão avaliar o que é mais importante, por exemplo, entre priorizar o julgamento dos processos relativos à corrupção ou promover campanhas voltadas ao eleitor para ampliar conhecimentos sobre o funcionamento do processo eleitoral.

Para participar, o interessado deve preencher um breve questionário disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na internet, no endereço http://www.tse.jus.br/, e avaliar o grau de relevância de cada uma das metas. O formulário poderá ser acessado até o dia 9 de agosto.

De acordo com Alessandro Lima, analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), a participação popular na escolha das metas da Justiça Eleitoral é uma possibilidade que deve ser aproveitada. 

“Somente através da cidadania ativa as instituições conseguirão acompanhar os anseios e demandas da sociedade. É uma responsabilidade de mão dupla. De um lado, o cidadão interessado em contribuir, acompanhar e fiscalizar, e do outro as instituições abertas e disponíveis para essa participação”, afirmou Lima.

Vale ressaltar que a pesquisa está prevista na Resolução nº 221/2016, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que indicou a necessidade da realização de consulta pública como etapa do processo de formulação das metas nacionais, visando o aperfeiçoamento do Poder Judiciário.