Política

População quer fim de problemas na saúde e drenagem, diz Ottaci

O deputado federal Ottaci Nascismento (SD) afirma que população de bairros mais afastados espera há anos por asfaltamento

Considerando a proximidade do processo eleitoral, a Rádio Folha entrevista os pré-candidatos à Prefeitura de Boa Vista. Neste domingo, 12, o programa Agenda da Semana conversou com o deputado federal Ottaci Nascimento (Solidariedade). As perguntas são as mesmas para todos os entrevistados.

Na ocasião, Ottaci discutiu os pontos já definidos da sua pré-candidatura, como o plano de gestão, as coligações entre partidos, o que considera os principais problemas da Capital e o combate à corrupção.

Coligações

As alianças estão bastante avançadas. Hoje nós temos 10 partidos aproximadamente que estamos em conversações para que possam estar conectados com o nosso projeto em Boa Vista. Mas deixo claro que até as conversas só vão se concretizar com as convenções.

Critério ideológico

Os critérios são o alinhamento voltado para a família e, principalmente, para as políticas públicas sociais. Tenho fé que vamos estar conectados no caminho certo com essa ideologias.

Efetivação da candidatura

Estou muito feliz com tudo que está acontecendo. Por isso se chama pré-candidatura. É o momento de ter essas conversas. Está tudo certo para a efetivação.

Partidos aliados

Hoje nós temos o Pros, o PTC, PSB, DC, PSC e vários outros. Em torno de 10 partidos que estão conectados com o nosso projeto.

Adiamento das eleições

Fui à favor do adiamento. Entendo que esse é um momento diferenciado que estamos vivendo. Votei a favor, consciente de que nesse momento eleitoral o que se sobressai é a saúde da população e a vida das pessoas.

Nova realidade

As redes sociais, a tv e o rádio. Todas as plataformas de tecnologia são fundamentais para propagar o nosso projeto. Não só nesse momento de pandemia. Na nossa área urbana, na área rural, é importante alcançar as pessoas em casa. Esse trabalho é primordial para levar informação para as pessoas que estão em casa. Antenada com um linguagem fácil, pontual e que a população possa interagir com o nosso trabalho.

Covid-19

Eu faria diferente. Falo inclusive como lidei com a pandemia. O nosso mandato nos permite. Diante de tanto problema, eu me disponibilizei a buscar soluções para amenizar o sofrimento da população. Na condição de executivo, nós teríamos que ter um protocolo emergencial. Atender precocemente, medicar a população. Colocar a saúde em primeiro lugar, não só hoje. As plataformas de saúde estarem fechadas em feriado e final de semana, isso não existe. Um atendimento humanitário, abrir os postos, uma união com o Exército e o Governo do Estado para evitar que tudo isso tivesse acontecido. A união ultrapassa as nossas forças humanas. A união teria feito com que muitas vidas fossem salvas.

Sistema de saúde

Precisamos de uma Maternidade. Acredito que o município também precisa ter, além de um hospital municipal. Não entendo por que nós não temos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma Maternidade. O sistema de saúde municipal existe, atende, mas nós precisamos melhorar. Temos que expandir o que há de melhor.

Problemas principais da Capital

Saúde e drenagem são os temas que hoje existem e não se pode fugir. São problemas que a população espera há mais de 20 anos, nos bairros mais afastados do centro. Há asfaltamento onde não precisa e existem pontos que necessitam. Outro ponto são as parcerias. Na condição de prefeito, é preciso procurar aquilo que já foi feito com excelência e adotar para Boa Vista.

Melhoria da economia

Não existe hoje crise que não seja superada através de trabalho. Precisamos colocar a ZPE para funcionar e entender que um programa de moradia para as famílias podemos dar essa condição. Uma obra só é realizada através de mão de obra. Precisamos valorizar o empresário local, o pequeno e médio construtor; colocar as nossas costureiras para fazer o fardamento. Precisamos dar condições concretas e realizar com êxito para que a população possa usufruir da sua renda.

Prioridades

Uma das prioridades é a UPA, instalar uma unidade em Boa Vista. Colocar para funcionar a exportação, drenagem, asfalto e atendimento nos bairros. Atenção especial no atendimento às famílias, gerando emprego e dando dignidade para as pessoas. É preciso ter um trabalho integrado entre os poderes, Prefeitura, Governo e Assembleia para que haja um saldo positivo para a população. A manutenção dos projetos sociais para atender as mães, crianças e idosos, criar creches em parcerias com as igrejas e gerar empregos para as pessoas dentro dos bairros.

Denarium e Bolsonaro

Eu tenho um relacionamento político com o governador e o presidente, excelente. Precisamos de união. A união tem um saldo positivo para a população. 97% das nossas votações com o governo Bolsonaro. Isso não quer dizer que voto tudo à favor. Não vou deixar de acompanhar uma pessoa que quer o bem da nação. Acredito que o Governo do Estado precisa melhorar muito e ter um olhar voltado para a pandemia. Graças a Deus o Governo tem um olhar agora para a saúde. Temos que estar conectados.

Corrupção

A gente precisa ter uma equipe técnica de pessoas qualificadas, com credibilidade junto à sociedade e utilizar as ferramentas de transparência. Essa condição vai favorecer a atuação dos órgãos fiscalizadores do nosso município.

Ponto crítico

O ponto fraco é como é tratada a saúde do nosso povo. A fraqueza nos atendimentos da população, a falta de diálogo com as médias e pequenas empresas. Isso nos causa uma grande condição de demanda de desemprego nas famílias. 

Qual o maior desafio?

Vamos enfrentar uma crise financeira, isso é fato. È preciso dar condição e criar oportunidade de trabalho para manter as pessoas fora da linha de pobreza. Precisamos ter um olhar diferenciado e a certeza de que a população vai cobrar muito.