O prazo para que os roraimenses participem da consulta pública sobre o Projeto de Lei nº 241/2019, que estabelece a receita e as despesas do Estado para 2025, a Lei Orçamentária Anual (LOA), termina às 23h59 desta segunda-feira (25). O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
O formulário para envio de sugestões está disponível no site do Poder Legislativo. Para contribuir, é necessário informar um e-mail válido. A iniciativa permite que os cidadãos apontem prioridades de investimentos para 2025 em áreas como saúde, segurança pública, educação, infraestrutura, habitação, agricultura, turismo, cultura, assistência social, entre outras.
“Essa iniciativa começou no ano passado, com a construção da LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias], e seguimos agora com a LOA, contemplando mais de 20 áreas. Muitas sugestões foram incorporadas ao orçamento, reforçando a importância dessa participação”, explicou a deputada Catarina Guerra (União), presidente da Comissão Permanente de Orçamento, Fiscalização Financeira, Tributação e Controle.
O PLOA detalha as previsões de receitas e despesas de toda a administração pública, direta e indireta, além de apresentar as metas fiscais. Nesta etapa, os deputados têm a oportunidade de propor emendas individuais e coletivas para atender às demandas da população. A iniciativa é conduzida pela Mesa Diretora da ALE-RR, presidida pelo deputado Soldado Sampaio (Republicanos).