A população de São Luiz participará de um processo eleitoral diferenciado dos demais municípios de Roraima no dia 06 de outubro. Além de escolher os representantes na Prefeitura e na Câmara Municipal, os eleitores também vão poder definir a mudança do nome da cidade.
A perspectiva é que na urna eletrônica seja disponibilizada além da opção de voto para prefeito(a) e vereador(a), a seguinte pergunta: “Você é a favor da alteração do nome de São Luiz para São Luiz do Anauá?”. A população poderá então votar ‘Sim’, ‘Não’ e ‘Branco’, que simboliza abstenção. Ao todo são 6.134 eleitores aptos a votar no município, sendo que destes, 603 não são obrigados a participar (pessoas de 16 anos e maiores de 70 anos). A mudança será confirmada por maioria simples dos votos válidos, desconsiderando brancos e nulos.
O processo eleitoral também será diferenciado na questão da divulgação do plebiscito. Duas frentes podem ser formadas, sendo uma favorável e outra contrária a alteração do nome, com convenção eleitoral, propaganda e prestação de contas. Considerando a particularidade do pleito, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) reuniu representantes da Polícia Civil e Militar para estabelecer estratégias de segurança na região e nos municípios próximos.
Entenda o motivo da consulta popular
O plebiscito foi aprovado por maioria dos vereadores em novembro de 2023, para tratar sobre a mudança do nome da cidade. A resolução nº 003/2023 foi depois encaminhada para a Assembleia Legislativa (ALE-RR), conforme prevê o Art. 17-B da Constituição Estadual. A ALE-RR então encaminhou ofício ao Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), para que fossem iniciados os procedimentos necessários da consulta.
A solicitação da mudança do nome partiu de um costume próprio da população do município e de outras regiões do Estado. O nome da cidade é registrado como ‘São Luiz’, porém, muita gente costuma chamá-lo de ‘São Luiz do Anauá’. O nome faz referência à capital do Maranhão, São Luís, com uma breve mudança na grafia e ao Rio Anauá.