REPRESENTANTE DE RORAIMA

Prefeito de Bonfim é eleito vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios

Joner Chagas é presidente da Associação dos Municípios de Roraima (AMR) e fazia parte do Conselho Fiscal da CNM

Prefeito de Bonfim é eleito vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios

O prefeito de Bonfim, Joner Chagas (Republicanos), foi eleito um dos cinco vice-presidentes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para o quadriênio 2024-27, ocorrida no último dia 1º de março. Essa foi a primeira eleição da organização independente e maior entidade Municipalista da América Latina.

Chagas é presidente da Associação dos Municípios de Roraima (AMR) e fazia parte do Conselho Fiscal da Confederação. Em entrevista à FolhaBV, relatou que foi indicado a compor a chapa CNM Independente, que foi eleita com 55,61% dos votos e reelegeu o atual presidente Paulo Ziulkoski.

“Vai ser uma grande experiência porque a gente já tem o conhecimento de como funciona. Por isso que a gente conquistou essa vaga de vice-presidente, pela articulação política que a gente tem com senadores, com parlamentares e também pela confiança que o doutor Paulo tem comigo”, afirmou Joner.

O objetivo da CNM é consolidar o movimento municipalista, por meio do fortalecimento da autonomia dos municípios. Conforme a entidade, também tem intenção de ser referência mundial na representação municipal, “a partir de iniciativas políticas e técnicas que visem à excelência na gestão e à qualidade de vida da população”.

“Vamos continuar o trabalho que a gente vem fazendo para beneficiar o Brasil inteiro. Mas é claro que a gente vai puxar sardinha para o nosso norte e aqui para o nosso estado de Roraima. Então, vamos continuar o trabalho, buscar mais conquistas e manter as conquistas que nós já temos. Como a conquista do repasse de 1% do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] que tem duas vezes por ano. Isso é uma conquista da CNM”, destacou o prefeito de Bonfim.

Quase 100% da prefeituras do Brasil (5.535 de 5.568) são associadas à Confederação Nacional dos Municípios. De Roraima, segundo Joner, todos os 15 participaram do pleito votando.

Gestão 2024-27

A chapa CNM Independente tem como presidente Paulo Roberto Ziulkoski, idealizador da Confederação, e os vice-presidentes: Marcos Vinicius Bizarro (MG), Gisele Tonchis (SP), Ivo Rezende (MA), Rafael Machado (MT) e Joner Chagas (RR).

Os 1°, 2° e 3° secretários são, respectivamente, Edimar Santos (PR), Hudson Brito (RN) e José Antônio Costa (PB). Os 1°, 2° e 3° tesoureiros são, respectivamente, Francisco Nélio Aguiar (PA), Fernando Sérgio Lira (AL) e José Carlos Soares (BA). No Conselho Fiscal, os titulares são Josafá Lima (PE), Carlos Sampaio (AP) e Silvany Mamlak (SE). Os suplentes são José Ortolan (SP), Walter José Lessa (MG) e Paulo Ricardo Salermo (RS). 

No Conselho de Representantes Regionais, em titular e suplente, respectivamente, são:

  • Região Nordeste – Eduardo Tabosa (PE) e Joaquim José de Medeiros (RN);
  • Região Sul – Mário Afonso Woitexem (SC) e Amin José Hannouche (PR);
  • Região Sudeste – Jucélio Oliveira (MG) e Luciano Salgado (ES);
  • Região Norte – Jurandir Araújo (RO) e Jair Souto (AM);
  • e Região Centro-Oeste – Wilson Tavares (GO) e Neurilan Fraga (MT).