O prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro, anunciou sua saída do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e sua filiação ao partido Republicanos. A cerimônia de filiação acontece neste domingo, dia 10, às 9h, na quadra de esportes da Escola Iracema Aguiar Pereira em Iracema.
O prefeito, eleito um dos mais bem avaliados do estado, era um dos principais prefeitos aliados do ex-senador Romero Jucá, presidente estadual do MDB e já estava há 12 anos no partido.
Conforme informações de fontes próximas, o motivo do desentendimento seria o fato de Jairo Ribeiro não apoiar a candidatura de Teresa Surita ao Governo de Roraima no próximo pleito, em 2022.
“Quem conhece a política de Roraima sabe do enorme afinamento entre Jairo e Romero. Jairo era mil amores por Romero e chamava sempre de “meu líder político”. Mas ele não gostou da candidatura de Teresa Surita ao Governo não foi bem recebida por Jairo, por conta do ótimo relacionamento que ele tem com o Governador Antônio Denarium. O prefeito vai apoiá-lo na sua reeleição, inclusive nunca escondeu isso de Romero” disse uma fonte próxima ao prefeito.
Segundo essa fonte, o MDB tem mantido uma postura de distanciamento e isolamento a membros que não declaram apoio a pré-candidatura da ex-prefeita Teresa.
“O único caminho está sendo à saída para outra agremiação política. Para mim, Romero é Romero, Teresa é Teresa, ao ex-senador serei eternamente grato, mais não posso deixar de apoiar um governo que está transformando o estado de Roraima, ajudando os municípios de uma forma nunca vista antes no nosso Estado”.
Com a filiação ao Republicanos, Jairo adere 100% ao grupo do Senador Mecias de Jesus e Jhonatan.
A reportagem entrou em contato com o MDB e aguarda retorno.