O Prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro (MDB), confirmou que vai restituir os R$700 mil em recursos destinados para a celebração de 30 anos da cidade. A previsão é que os valores sejam retornados à Secretaria de Cultura (Secult) até o dia 20 de novembro.
A informação foi informada à FolhaBV pelo próprio prefeito na tarde desta quarta-feira, 13. Jairo explicou que atualmente, a equipe da Prefeitura de Iracema está em tratativas com a prefeita eleita Marlene Saraiva (Republicanos), que irá assumir a gestão do município a partir de janeiro do ano que vem. A previsão é que tão logo seja fechado o relatório da equipe de transição da prefeita eleita com a inserção de todos os dados financeiros, inclusive do convênio, será feita a restituição da quantia até dia 20 deste mês.
Ribeiro afirma que há vários convênios provenientes do Governo do Estado e do Governo Federal que estão sendo analisados, inclusive, o de R$700 mil concedido pela Secult. “A minha equipe financeira e contábil está reunida com a equipe financeira e contábil da Marlene. Foi solicitado a devolução deste convênio e outras informações. Vai ser resolvido esse recurso. A Controladoria Geral do Estado deu um prazo para devolução e vai ser devolvido”, reforçou.
O atual prefeito citou, inclusive, recente reunião promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR) com todos os prefeitos eleitos para orientar a transição entre os gestores. “Vão ser colocadas todas as informações para a equipe de transição da prefeita eleita, não só deste convênio, como dos outros, para todos os órgãos fiscalizadores”, acrescentou.
Prefeito avalia que denúncia de vereador tem cunho político
Sobre a recente ida do vereador Edinho Pereira (Progressistas), presidente da Câmara de Vereadores de Iracema, à sede da Polícia Federal em Boa Vista nesta quarta-feira, 13, para denunciar o atraso da restituição dos recursos, o prefeito Jairo afirmou que as atividades têm cunho político.
“Primeiro, que esse recurso é proveniente de um convênio com o Governo do Estado. Então, acredito que a Polícia Federal tem obrigação de fiscalizar o recurso federal”, pontuou. “O presidente da Câmara de Iracema ainda está envolvido em campanha política porque foi derrotado nestas eleições”, completou Jairo.
A informação de Jairo é relacionada ao resultado das recentes Eleições Municipais 2024. Ribeiro não foi candidato à reeleição, considerando que já cumpriu dois mandatos à frente da gestão, mas apoiou a candidata Marlene. Edinho também se candidatou para a Prefeitura, mas Marlene acabou sendo eleita com 52,11% dos votos e Edinho obteve 47,89%.
“O vereador está fazendo várias denúncias da nossa gestão, chateado ainda com a derrota nas urnas. Mas só ratificando, vai ser devolvido o recurso, a Controladoria Geral do Estado notificou a Prefeitura e vamos fazer a devolução como tem que ser feito, sem problema nenhum”, finalizou.