Prefeito e vice-prefeito de Boa Vista são empossados

Gestores vão gerir a capital de Roraima entre 2025 e 2028. Milhares de pessoas prestigiaram a cerimônia no Teatro Municipal

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, durante discurso de posse para o segundo mandato no Teatro Municipal (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, durante discurso de posse para o segundo mandato no Teatro Municipal (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Câmara Municipal de Boa Vista empossou, na noite desta quarta-feira (1º), o prefeito Arthur Henrique (MDB) e o vice-prefeito Marcelo Zeitoune (PL) para o mandato entre 2025 e 2028. Milhares de pessoas prestigiaram a cerimônia no Teatro Municipal.

O vice-prefeito Marcelo Zeitoune com o prefeito Arthur Henrique (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O prefeito afirmou que governa uma cidade melhor que há quatro anos e prometeu ritmo forte de obras de mobilidade urbana por toda a cidade, com investimentos no transporte público. “Essa parte de mobilidade vai ser o foco principal desses quatro anos de gestão”, disse, destacando ainda ações para as áreas de Educação e Saúde.

“Vamos iniciar já no primeiro ano de gestão a construção da primeira UPA [Unidade de Pronto Atendimento] do Município, são ações como essa, foco em mobilidade e nos serviços básicos, Saúde, Educação e Social, que vão ser a prioridade de toda a gestão, mas obviamente, sem deixar nenhuma ação de lado e as obras de infraestrutura”, declarou.

Arthur Henrique também adiantou que fará mudanças no secretariado, com a possibilidade de criar duas novas secretarias, sendo uma de Mobilidade Urbana e outra com a fusão de pastas. “Tem uma comissão fazendo uma reestruturação. Ela deve apresentar em dez dias o resultado da primeira revisão para o projeto de lei ser encaminhado para a Câmara e, sendo aprovado, a gente vai reordenar a equipe”, declarou.

No evento, eles fizeram o juramento de cumprir as leis e constituições vigentes e assinaram o livro de posse. Os trabalhos de posse dos gestores foram conduzidos pelo presidente reeleito da Câmara, vereador Genilson Costa (Republicanos).

Quem é Arthur Henrique

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, durante entrevista coletiva em dia de posse para o segundo mandato no Teatro Municipal (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Arthur Henrique Brandão Machado nasceu em 19 de agosto de 1981, em Boa Vista. É casado com a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, e pai de quatro filhas. Ele começou sua carreira na iniciativa privada, tendo trabalhado em duas gigantes multinacionais: a Siemens e o Capgemini.

Foi secretário municipal de Inclusão Digital (2013-2019) e de Educação e Cultura (2019-2020) na gestão da ex-prefeita Teresa Surita. Dela, foi vice-prefeito (2017-2020) eleito para seu primeiro cargo eletivo, com 121.148 votos (79,39%) concedidos à chapa.

Com o apoio de Teresa e de Romero Jucá, Arthur Henrique foi eleito, em 2020, prefeito de Boa Vista pela primeira vez com 116.792 votos (ou 85,36%, sendo o gestor mais bem votado entre as capitais brasileiras naquele ano). Em 2023, foi o mais bem avaliado prefeito das capitais no Brasil em 2023, com 91,7% de aprovação.

Durante o mandato, Arthur Henrique comandou políticas públicas de destaque a nível nacional, como o programa Família Que Acolhe, avaliado por instituições nacionais e internacionais como referência no desenvolvimento da primeira infância.

Sua gestão prioriza investimentos em áreas como Social, Educação, Saúde, Infraestrutura, Urbanismo, Segurança e Empreendedorismo. Além disso, Arthur foca na modernização da cidade, com melhor infraestrutura em bairros mais afastados da zona central e em áreas rurais e indígenas.

Quem é Marcelo Zeitoune

Marcelo Zeitoune nasceu em 9 de janeiro de 1969, no Rio de Janeiro. É casado com Michele Marques Gutierrez e pai de quatro filhos. É médico ortopedista do Exército Brasileiro desde 1995, com pós-graduação em Administração Pública pelo IBMEC (RJ).

Em sua carreira militar, serviu em várias localidades do País. Chegou a Boa Vista em 2010 para atuar no Posto Médico do Comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Também trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República nos governos Temer e Bolsonaro. Participou, ainda, da missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti, em 2005. Seu nome foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.