Política

Prefeito segue estável após atentado em Campos Novos

O prefeito foi socorrido e encaminhado para o Pronto Socorro em Boa Vista. Ele não corre risco de morte, segundo familiares

O prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro (MDB), sofreu um atentado na tarde de ontem, 11, quando retornava da localidade de Campos Novos para a sede do município. Ele estava acompanhado de dois empresários e familiares contaram que o crime pode ter sido premeditado e com causas políticas.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Iracema informou que ele retornava em uma caminhonete, quando bateu em uma barreira feita com pregos e quando tentou desviar e seguir viagem, os bandidos saíram do mato e atiraram na direção de Jairo.

Segundo o assessor, os criminosos sabiam o local onde o prefeito estava sentado, porque ele foi o único alvo da ação. Depois da sequência de tiros, Jairo ficou ferido no braço e foi levado rapidamente ao município de Mucajaí, onde recebeu os primeiros atendimentos, mas depois seguiu para Boa Vista.

Os autores do crime ainda não foram identificados e o caso deve ser comunicado à Polícia para que tome as providências legais por meio de uma investigação. Segundo o chefe de gabinete, o prefeito não corre risco de morte. Jairo foi submetido a uma cirurgia para colocar pinos no braço atingido pelo tiro. No hospital, policiais do Grupo de Respostas Táticas fazem a segurança do prefeito.

A reportagem da Folha tentou conversar com o prefeito, para saber se ele tem suspeitos do crime, mas o telefone dele estava fora de área. A esposa dele, Keity Moraes, disse que ele não vinha sofrendo ameaças, mas a família acredita que ele era o alvo. “Ele está estável, mas temos certeza que ele era o alvo”, contou.

No mês passado, vários processos licitatórios e documentos tinham sido furtados de dentro da prefeitura de Iracema. Além disso, computadores também foram levados e o prefeito disse que suspeitava de opositores chegando a afirmar que pediria segurança policial para ele e toda sua família.

O ex-prefeito de Iracema, delegado Francisco Araújo, disse que ouviu boatos sobre o fato do atentado ser político e que se preocupou com o fato. “É um fato preocupado de extrema gravidade ainda mais quando ele fala que são resquícios de eleições e que são grupos de oposição, para que ele possa dizer que grupo são esses que o estão ameaçando. É preciso esclarecer isso e eu quero que toda a verdade venha à tona. Quero o melhor para Iracema. Desejo que o prefeito se recupere logo para que possa esclarecer tudo isso aí”, disse.