Prefeitos eleitos de 11 municípios de Roraima se reuniram nesta segunda-feira, 9, com o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), para tratar do Orçamento 2025, incluindo a destinação de emendas parlamentares e soluções para desafios enfrentados pelas cidades do interior. A relatora do orçamento, deputada Aurelina Medeiros (PP), e a presidente da Comissão de Orçamento, deputada Catarina Guerra (União Brasil), também participaram da reunião.
Durante o encontro, Soldado Sampaio destacou o compromisso do Legislativo com o desenvolvimento regional. “Os deputados destinaram mais de 60% das emendas individuais no Orçamento de 2024 para os municípios do interior, cerca de R$ 125 milhões. E em 2025 não será diferente, o que demonstra o nosso compromisso para que o desenvolvimento chegue a todas as regiões do Estado”, afirmou.
Sampaio também abordou os desafios relacionados à implantação de aterros sanitários, lembrando que apenas o município de Rorainópolis conseguiu avanços concretos, enquanto outras prefeituras ainda enfrentam dificuldades. “Precisamos apoiar os municípios no que for possível para a implantação dos aterros como solução para o manejo de resíduos sólidos, garantindo atendimento às normas ambientais e de saúde pública”, acrescentou.
Outro ponto debatido foi a regularização fundiária urbana. O presidente da ALE-RR mencionou que o trabalho em parceria com os municípios já avançou significativamente. “Um termo de cooperação técnica entre a Assembleia e as prefeituras permitiu realizarmos mais de 80% desse trabalho. Estamos fechando até o ano que vem e, em junho, deveremos entregar aos prefeitos esse levantamento, que inclui toda a documentação necessária para que os munícipes possam dar entrada no cartório e ter o título de suas propriedades na área urbana de maneira concreta”, explicou.
Os prefeitos também discutiram demandas relacionadas à construção e manutenção de creches, além de solicitar apoio técnico do Legislativo para projetos estruturantes. “Às vezes, ao prefeito falta orientação quanto a projetos, falta equipe, e a gente quer se colocar à disposição de todos os municípios para que cada um apresente suas demandas diretamente aos parlamentares para a construção de soluções concretas”, disse Sampaio.
O prefeito reeleito do Cantá, André Castro, destacou a importância de um orçamento participativo. “Os prefeitos que estiveram presentes puderam apresentar suas demandas e prioridades em busca da melhoria da qualidade de vida da nossa população por meio de recursos que cada município pode receber. É dessa forma que se constrói uma política séria. Todos discutindo os problemas e buscando a solução juntos”, afirmou.
Já o prefeito eleito de Bonfim, Romualdo Feitosa, ressaltou a necessidade de apoio para os aterros sanitários. “Precisamos encontrar solução não só de construir os aterros, mas também realizar a manutenção depois de construídos. E discutimos sobre isso em um trabalho conjunto para levar qualidade de vida às pessoas do nosso município”, concluiu.