CONTEÚDO PATROCINADO

Prefeitura entrega duas novas creches no bairro Nova Cidade

As aulas iniciaram nesta terça-feira, 15, com novas turminhas. Foto: Giovani Oliveira / PMBV)
As aulas iniciaram nesta terça-feira, 15, com novas turminhas. Foto: Giovani Oliveira / PMBV)

Ao todo, são 10 unidades inauguradas em dois anos e meio de gestão, por meio do Programa de Ampliação de Escolas e Creches de Boa Vista

O Núcleo Nova Cidade recebeu duas novas creches com capacidade para atender 90 crianças entre 2 e 3 anos e 11 meses de idade. Esta é a 10ª unidade inaugurada na atual gestão, o que reforça o compromisso da Prefeitura de Boa Vista em ampliar, de maneira significativa, o número de vagas na rede municipal de ensino.

O local já contava com três creches: Nova Cidade, Nova Cidade I e Nova Cidade II. Agora, recebe as unidades Alessandra Bentes, que atenderá em tempo integral, e Lusia Costa Lopes, em horário parcial. Com a entrega, o núcleo amplia de 90 para 180 a capacidade de atendimento. As aulas  iniciaram nesta terça-feira, 15, com novas turminhas.

“É importante reforçar que já estamos ultrapassando o número de 4.600 crianças dessa faixa etária atendidas na rede municipal de ensino. Só na nossa gestão, esse quantitativo já quase dobrou. Nossas creches são, hoje, referência no Brasil e não deixam nada a desejar para qualquer unidade particular do país. São espaços de muito aprendizado e de garantia de um futuro mais digno para as nossas crianças”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Esta é a 10ª unidade inaugurada em dois anos e meio. Foto: Diane Sampaio / PMBV)

MAIS QUE UMA OPORTUNIDADE – Laissa Sobral, mãe do pequeno Arthur, conseguiu vaga para o filho em uma das unidades. Para ela, uma oportunidade de ter mais tempo para os estudos e também para os serviços temporários que aparecem.

“Fora os serviços de casa e os estudos, às vezes, arranjo umas diárias de limpeza. E como não tenho ninguém para deixar ele, acabo tendo que levar para o trabalho. Agora é menos uma preocupação. Além disso, é uma oportunidade do Arthur se desenvolver e fazer amiguinhos. Ele é uma criança muito esperta”, disse.

Laissa Sobral e o filho Arthur, que é atendido em uma das creches do núcleo. Foto: Diane Sampaio / PMBV)

MODALIDADE CRECHE – Atualmente, 4.665 crianças, com idade de 2 a 3 anos e 11 meses são atendidas na capital. Boa Vista conta com 43 creches desse modelo, distribuídas em 12 núcleos, mais 58 turmas maternais em 14 escolas proinfâncias.

A maioria dessas unidades atende em período integral e conta com refeições balanceadas, elaboradas por nutricionistas. Para as crianças atendidas integralmente, são quatro refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde). Já para os alunos atendidos de forma parcial, são servidas duas refeições.

“Todas essas crianças são atendidas com a mesma qualidade, independente do turno. Para isso, contamos com professores capacitados que desenvolvem um trabalho pedagógico com base na nossa proposta curricular, implantada desde 2019 e que preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Tudo isso para garantir o desenvolvimento dos nossos alunos nessa faixa etária”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales.

Com estrutura moderna e salas equipadas, Boa Vista conta agora com 43 creches desse modelo. Foto: Diane Sampaio / PMBV)

HOMENAGEADAS – As duas novas unidades receberam nomes de professoras que, com muito trabalho e dedicação, deixaram sua marca na educação municipal:

Alessandra Bentes Oliveira – Nascida em Santarém (PA), Alessandra ingressou em 2019 no cargo de assistente cuidadora, atuando na Escola Municipal Professor James Macellaro Thomé, onde permaneceu até dezembro 2021, quando faleceu vítima de câncer de mama. Era muito ligada à família e, no âmbito profissional, era prestativa, responsável e tranquila, sempre muito atenciosa e carinhosa com cada aluno.

Lusia Costa Lopes – Nasceu no Maranhão e se tornou servidora da prefeitura em 2006, onde trabalhou como auxiliar administrativo no Palácio 9 de Julho e agente de portaria nas escolas municipais Jóquei Clube e Jânio da Silva Quadros. Muitas crianças chamavam dona Lusia de “Vovó Lulu”, devido ao carinho que ela demonstrava por cada uma delas. Faleceu em 23 de abril de 2021, vítima de COVID19, mas deixou um legado para amigos e familiares.