Sabendo que a saúde é o bem mais precioso de uma pessoa, a Prefeitura de Boa Vista vem se empenhando em reforçar as ações municipais para que todos tenham acesso aos serviços da melhor forma possível, com estrutura adequada e atendimento humanizado.
Garantir saúde pública de boa qualidade, cuidando das famílias de forma integral, é a certeza de proporcionar qualidade de vida aos boa-vistenses. E a capital vem passando por grandes transformações nesta área.
Com mais investimentos na atenção primária, nos últimos anos, a população tem a garantia de poder contar com equipes de profissionais comprometidas em prestar o melhor atendimento e dispor de Unidades Básicas de Saúde (UBS) com estrutura ampla e moderna.
As UBSs são a porta de entrada no atendimento da saúde pública, onde as pessoas precisam receber o cuidado inicial que garanta prevenção e assistência necessária para evitar agravos.
Foi pensando na melhoria do atendimento que a prefeitura decidiu ampliar o horário de funcionamento de 27 UBSs espalhadas por toda a capital, que passaram a atender a população de 7h às 19h, somando-se às sete unidades que já possuíam horário de atendimento até meia-noite. Esse é um dos passos para que Boa Vista alcance atendimento de excelência com a melhor cobertura de Atenção Primária de todo o país.
A Prefeitura estendeu o horário de atendimento das 7h às 19h em 27 UBSs da capital, somando-se às sete que já funcionam até meia-noite
A meta também inclui o reforço às equipes médicas das unidades, o que está sendo possível com a chegada de 75 médicos enviados pelo Ministério da Saúde por meio do programa Mais Médicos. Com mais 59 profissionais que serão enviados até agosto, a cobertura será ampliada para 100% da população, um feito que dará um salto de qualidade no atendimento primário.
Com esse reforço de 134 médicos, a população de Boa Vista contará com a ampliação das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que saltarão de 60 (em junho) para 161 equipes no total.
O forte do serviço prestado pelo programa ESF é a prevenção e o fortalecimento do vínculo entre a comunidade e as Unidades Básicas de Saúde, que diariamente recebem centenas de pessoas que buscam acolhimento, diagnóstico, tratamento e a reabilitação de algum agravo.
Esse vínculo é valoroso, porque uma equipe ESF é multiprofissional, composta por médico clínico geral ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade, bem como enfermeiros, dentistas, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Garantir saúde pública de qualidade vai além de estrutura moderna, é levar atendimento humanizado a cada boa-vistense
O trabalho de expansão e melhoria na cobertura de saúde para a população realizado pela prefeitura foi reconhecido nacionalmente. Boa Vista foi escolhida pela Presidência da República para representar todas as cidades brasileiras na solenidade em foi sancionada a lei do novo programa Mais Médicos.
Prefeitura abre processo seletivo para aumentar número de profissionais de saúde
Para garantir todos os serviços ofertados à população e melhorar ainda mais a qualidade do atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) abriu Processo Seletivo Simplificado para contratação imediata de 170 profissionais da área da saúde, divididos em 19 cargos e especialidades diferentes, com salários que chegam a R$12.980,96.
Parte dos profissionais atuará no Hospital da Criança Santo Antônio, cuja demanda de atendimento tem sido fortemente impactada pela migração venezuelana, crise sanitária Yanomami e pelo forte crescimento populacional dos últimos anos. Apesar da unidade básica anexa ao Hospital da Criança, que funciona todos os dias da semana e feriados até meia-noite, a demanda enfrentada pelos gestores municipais é sempre crescente.
O aumento desproporcional da população fez com que a Prefeitura buscasse reforço do Governo Federal para ampliar e melhor a estrutura do Hospital da Criança, único especializado em atendimento infantil de todo o Estado, além de garantir o reforço de mais profissionais de saúde.
A ajuda se soma às intensas ações que vinham sendo feitas para aquisição de equipamentos necessários à ampliação da estrutura, culminando com a construção de novos leitos de internação e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já entregues à população.
Oito obras em andamento como construção de novas UBSs, reconstrução e ampliação devem otimizar a cobertura de saúde à população
A gestão municipal vem atuando de forma incansável no aprimoramento de todos os serviços de saúde em Boa Vista de uma forma global, pois não é apenas o atendimento de 100% da demanda de saúde infantil de todo o Estado que fica sob a responsabilidade única da Capital, mas também o atendimento nas UBS de pessoas vindo dos demais 14 municípios do interior e mais os imigrantes dos países vizinhos.
Apesar de toda essa grande carga de responsabilidade, a prefeitura redobrou os trabalhos, garantindo estrutura para outras demandas, como atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II), Núcleo de Apoio à saúde da Família (NASF), que dá suporte no atendimento com assistente social e psicóloga, combate a endemias, vacinação da população (especialmente diante da pandemia de Covid-19), gabinetes odontológicos e o serviço de fornecimento de passagens e diárias para Tratamento Fora de Domicilio (TFD) para crianças.
A mesma importância tem outros projetos municipais que visam reforçar o leque de atendimento, mirando a prevenção, a exemplo do Vigilantes da Saúde, que recruta voluntários venezuelanos para fortalecer a saúde dentro dos abrigos, que é uma estratégia inovadora para fortalecer o enfrentamento da crise migratória que contribui para sufocar a saúde pública no estado.
A Prefeitura de Boa Vista tem encarado com todo afinco a missão de manter uma saúde gratuita e de boa qualidade. Porque de nada adiantará uma cidade bem estruturada, bonita, limpa e arborizada, se as pessoas não tiverem qualidade de vida para que possam se sentir felizes. Esse é o principal desafio da saúde pública municipal em Boa Vista e que está sendo cumprido com excelência pela atual gestão.