Política

Prefeituras do interior disponibilizam informações de servidores e de gastos

Depois de Termo de Ajustamento de Conduta, prefeituras contrataram uma empresa para criar um Portal coletivo

As 14 prefeituras do interior do Estado já estão disponibilizando informações de gastos públicos através do Portal da Transparência no site www.transparênciamunicipalrr.com.br. A informação é do presidente da Associação dos Municípios de Roraima (AMR), Moacir Mota, que é prefeito do Município do Amajarí.

No site de cada município haverá o Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) que será alimentado com informações sobre legislações específicas de cada município, folha de pagamentos, recibos, despesas, balanços, planejamento orçamentário, convênio com a União e outros, liberação de contratos, servidores, secretarias e as obras, além do Diário Oficial do Município, Diário Oficial da Associação e o SIC.

“Já conversei com todos os prefeitos e eles me garantiram que estão tomando as providências para alimentar o site e assim manter os cidadãos informados”, disse. “Se você acessar alguns sites, já estão informando e outros ainda estão em fase de alimentação das informações”, frisou.

Para Moacir Mota, o site é um avanço para todas as prefeituras de Roraima, que a partir de agora terá 100% dos municípios ativos no Portal da Transparência. “Sabemos que nem todos os municípios do Brasil estão cumprindo essa legislação, e vermos que em Roraima temos 100% dos municípios do interior já prontos para fazer esse trabalho de informação ao cidadão e colocando o trabalho da administração pública para acompanhamento da população”, frisou.   

Ele informou que o trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Articulação Municipal, que cedeu técnicos que já trabalham com o Portal da Transparência. “Estamos cumprindo a lei 12.527 [Lei de Acesso à Informação] e, como os prefeitos já haviam assinado um TAC [Termo de Ajuste de Conduta] com o Ministério público Federal, estamos dentro do prazo estabelecido. Mas cabe a cada prefeito tomar as providências e alimentar o site de acordo com o que prescreve a lei”, disse.

APRESENTAÇÃO – Antes de implantar o sistema, Moacir Mota afirmou que foi feita uma apresentação do programa ao Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE/RR), na presença de técnicos e representantes de outros órgãos fiscalizadores no Estado.

“Depois da apresentação, os representantes dos órgãos fiscalizadores presentes concordaram que o projeto poderia ser implantado pela empresa e, dessa forma, a associação fez um contrato com a empresa, que capacitou os técnicos das 14 prefeituras do interior do Estado. Hoje temos o programa já implantado em todas as prefeituras do interior, mas vale salientar que cabe a cada Prefeitura alimentar diariamente o site, de modo que fique atualizado”, observou. (R.R)