Política

Presidente afirma que Câmara não sofre Interferência do Governador

Os cinco projetos de lei do Poder Executivo Municipal estão há mais de 50 dias causando confusão entre os vereadores. Em março eles foram retirados de pauta e agora devolvidos para a Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Boa Vista, vereador Genilson Costa (SD), negou durante a sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira, 27, informações de que o governador de Roraima, Antônio Denarium (PP), teria interferido na votação dos projetos do Executivo que beneficiam servidores da Educação municipal.
 
A notícia começou a ser divulgada após uma fala do parlamentar após a sessão desta quarta-feira, 27. No discurso, ele disse estar orgulhoso do papel que vem desempenhando, mas que é preciso deixar claro que existe um espaço grande entre o Executivo e a população.
    
“Eu sou população. Todos vocês sabem quem eu apoio politicamente e não adianta querer esconder. Mas nunca vou querer guerra com nenhum dos poderes principalmente o Executivo. Outros presidentes que aqui sentaram nem ouviam categorias ou derrubavam vetos. Nós derrubamos mais vetos do que todas as outras que passaram” explicou. 

Genilson Costa declarou que apesar de ser da base aliada, não sofre interferência do Executivo Estadual na Câmara.
 
“É fake news essa notícia. Deixei claro em meu discurso que jamais tive qualquer interferência do governo sobre projetos da prefeitura e se tivesse não aceitaria. Meu acordo é com o povo. Ninguém sabe o que acontece dentro do parlamento e o que fiz no discurso foi um desabafo, mas estou com a consciência limpa”, afirmou o presidente da Câmara.

Genilson explicou que nunca o governador Antonio Denarium falou sobre projetos do Executivo municipal com ele.

“Nunca me ligou para barrar qualquer projeto e se um dia me ligasse pedindo, eu não faria. Mas nunca pediu e deixo claro que não atenderia. Estou ali para pautar e aprovar os projetos de interesse da população.  Mas sou aliado ao governo. E os projetos foram aprovados e deixo claro que uma coisa nada tem a ver com outra” concluiu.

A Folha entrou em contato com a assessoria de comunicação do governo de Roraima e aguarda retorno.

Conheça os projetos aprovados

Os cinco projetos de lei do Poder Executivo Municipal estão há mais de 50 dias causando confusão entre os vereadores. Em março eles foram retirados de pauta e agora devolvidos para a Câmara Municipal.

O mais importante é o Projeto de Nº 05, que trata do aumento de vagas para professores na rede municipal de ensino, permitindo que a prefeitura faça um novo concurso público para pedagogos. Com isso, o prefeito garantiu que será possível reduzir a carga dos cuidadores de 40h para 30h semanais. 

O outro Projeto de Nº 11 permite que o município convoque 250 novos cuidadores.

O Projeto de Nº 09 – Cria Gratificação de Atividade em Educação Especial, para pedagogos e educadores.

O Projeto de Nº 10 – Revisa e cria mais de 500 funções gratificadas para os servidores efetivos da educação, como diretores de escola.
Projeto de Nº 12 – Projeto que cria novos departamentos, como por exemplo o de engenharia, que vai garantir a construção de novas escolas e o de gestão de pessoas que será aperfeiçoado.