Política

Presidente da Funai confirma presença em audiência pública

Além de outras questões do setor energético, situação do Linhão de Tucuruí também estará em pauta durante audiência na ALE

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa, confirmou presença na audiência pública que discutirá os aspectos do Sistema Energético de Roraima, nesta sexta-feira, 26, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE), a partir da 14h30.

Promovida a pedido do deputado federal Carlos Andrade (PHS), a audiência pública contará com a presença do secretário executivo adjunto do Ministério de Minas e Energia, Francisco Romário Wojcicki, do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega, do diretor-presidente da Companhia Energética de Roraima (Cerr), Antônio Pereira Carramilo Neto, e do gerente de Assessoria de Operação, Manutenção e Geração da Eletrobras Distribuição Roraima, Jocely Ferreira Lima. O deputado federal Expedito Neto (PSDB-RO) também confirmou presença.

Foram convidados também o promotor de justiça de Defesa do Consumidor, Ademir Teles, gestores das empresas de energia elétrica do Estado, representantes dos ministérios de Minas e Energia e Justiça, além de representantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

Entre os temas debatidos estão a construção da linha de transmissão de energia entre Manaus e Boa Vista (Linhão de Tucuruí), a qualidade da energia elétrica de Roraima, exposição do programa Luz Para Todos e outras questões ligadas ao setor, como os fatores negativos causados à população e os prejuízos sofridos em virtude da má qualidade da energia.

CÂMARA – A realização da audiência pública foi autorizada pela Comissão de Minas e Energia, da qual o deputado Carlos Andrade é membro titular. O parlamentar acredita que o momento é propício para a discussão e acredita que este é o caminho para fortalecer as estratégias e resolver o problema de uma vez por todas.

“Estou muito confiante com esta proposta de discussão sobre o sistema energético de Roraima. Acredito que nossa articulação tem sido muito importante neste processo e logo seremos atendidos. Temos trabalhado incessantemente para resolver os problemas que atingem Roraima porque não dá mais para esperar. Esta situação será resolvida logo e todos os setores produtivos do Estado irão produzir mais, melhorar a qualidade de vida da população roraimense de forma que todos possam viver com mais dignidade”, comentou.