O governador Antonio Denarium (Progressistas) exonerou o presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), coronel Álvaro Duarte. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de segunda-feira (13), mas disponibilizado apenas nesta quinta (16). O governo estadual ainda não anunciou o substituto.
Indicado para o cargo pelo deputado federal Nicoletti (União Brasil), o coronel do Exército Brasileiro presidia a autarquia desde março de 2022. Auxiliares do presidente do Detran demonstravam temor com o contexto de ano eleitoral.
Isso porque Nicoletti se manteve irredutível quanto à decisão de manter a própria pré-candidatura à Prefeitura de Boa Vista em vez oficializar a deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil), apoiada por Denarium, como pré-candidata única de seu partido.
A coluna Parabólica revelou que existem três opções para o cargo: o atual diretor financeiro da autarquia José Raimundo Rodrigues. Além de suplente do senador Dr. Hiran (Progressistas), JR é ligado ao senador Mecias de Jesus (Republicanos). Também estão na lista os delegados Giuliana de Castro e Hebert Amorim, que já foi delegado-geral da Polícia Civil e candidato a deputado federal.
Gestão no Detran-RR
Duarte e o próprio governador, enquanto o coronel esteve no cargo, foram criticados por estrutura inadequada de trabalho, a demora no andamento das obras da sede do Detran e pela cobrança de reajuste salarial. A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) chegou a aprovar reajuste das taxas que chegavam a 28,5% para a primeira habilitação, mas que a autarquia resolveu aumentar em 5%.
Por outro lado, no período, Álvaro Duarte coordenou várias campanhas de conscientização na tentativa de atenuar a violência no trânsito de Roraima, e o departamento esteve em vários grandes eventos, como a Expoferr (Exposição-Feira Agropecuária). Sua gestão avançou com o projeto CNH Cidadã e o Detran-RR assumiu a presidência da AND (Associação Nacional dos Detrans).
Quem é Álvaro Duarte
Álvaro Duarte é formado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, além de ser especializado em Marketing por essa mesma instituição e mestre em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr). Na carreira, foi oficial do Exército Brasileiro por quase 30 anos e professor voluntário na especialização em Direito Público da Uerr.