Política

Presidente do ICMBio virá a Roraima na próxima semana

Está marcada, para a próxima semana, a visita de uma comitiva do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a Roraima para acompanhar, in loco, a extensão dos problemas causados pela forte estiagem que afeta o Estado. O presidente do Instituto, Cláudio Maretti, fará parte da comitiva, que está prevista para passar os dias 17 e 18 deste mês em Roraima.

De acordo com o secretário de Planejamento, Alexandre Henklain, o ICMBio tem uma preocupação com os efeitos da estiagem no Estado. “O Instituto tem enfrentado problemas em várias regiões do País. Mas, em dezembro, eles já estavam preocupados com Roraima. Tivemos essa chuva que amenizou a situação nesses dias, mas o Estado vivencia um problema estrutural em função de o El Niño ser o pior dos últimos 135 anos”, afirmou.

O Instituto Chico Mendes é o órgão que tem, segundo Henklain, a responsabilidade legal em relação às áreas protegidas sob gestão da União, como estações ecológicas, florestas e parques nacionais. “Eles vêm para compreender a extensão da estiagem e de qual maneira podem contribuir para equacionar os problemas existentes”, comentou. Por conta disso, é provável que o presidente e técnicos do ICMBio viajem para o interior.

COOPERAÇÃO – Durante a visita, o Governo do Estado pretende ainda firmar um acordo de cooperação técnica com o Instituto Chico Mendes por meio da Seplan e da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) para o desenvolvimento de ações em parceria na gestão das unidades de conservação federais e estaduais.

“Não se trata de uma gestão compartilhada. Ou seja, as unidades de conservação continuarão sendo geridas pelo ICMBio e as estaduais, pelo Governo. A ideia é que nós possamos apoiá-los e que eles possam nos ajudar na gestão das nossas unidades”, explicou Alexandre Henklain. (V.V)