O programa Agenda da Semana, apresentado pelo radialista Natanael Vieira, entrevistou neste domingo o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores – Deputado Estadual Evangelista Siqueira, que falou sobre as perspectivas do governo do PT para Roraima.
O parlamentar falou sobre a formação do Ministério no Governo Lula e da possibilidade da deputada federal Joenia Wapichana assumir uma pasta relacionada aos povos originários.
“Para nós seria um motivo de muita alegria. Nossa companheira assumir esse ministério teria o nosso total apoio, a nossa total defesa. Uma mulher engajada, uma mulher que já mostrou a que veio, uma mulher que tem sido uma voz no Congresso Nacional a favor das políticas públicas, levantando a voz contra todas as formas de discriminação e todas as formas de diminuição de direitos. Então para nós seria um motivo de grande alegria, e se for consultado nosso posicionamento seremos favoráveis porque Joenia nos representa” disse Siqueira.
Sobre uma aproximação do governador Antonio Denarium com o presidente Lula da Silva, o presidente do PT em Roraima afirmou que é preciso descer do palanque e abrir espaço para essa aproximação.
“Nós dependemos muito do governo federal, então a gente entende que às vezes no calor do momento, da campanha eleitoral, há muitos ditos, mas a gente espera que essa aproximação aconteça. E tanto o governador Denarium quanto muitos prefeitos dos 15 municípios e tanto outros governadores Brasil afora haverão de negociar, negociar no bom sentido, negociar no sentido republicano, com o governo Lula, abrir o diálogo com o presidente para pautas importantes para o Estado. Nós estamos totalmente livres para discutir essa possibilidade dentro dos termos que o programa do presidente Lula estabelece para cada região, e priorizando as pautas importantes para a sociedade de um modo geral”
Sobre as manifestações que estão ocorrendo em todo o país contra e eleição do presidente Lula, Evangelista Siqueira afirmou que é preciso reconhecer a derrota e pensar no futuro.
“Em 2018 quando a gente perdeu, nós reconhecemos a derrota e projetamos o futuro. E o futuro está acontecendo agora. Então eu acho que é hora de descer do palanque e enfrentar os problemas reais do dia a dia, do estado, de todo o Brasil. Eles são muito maiores do que eventuais picuinhas do período eleitoral. Então o Lula tem essa capacidade muito grande de integrar a todos. Veja por tudo que ele passou e como conseguiu dar a volta por cima. E é isso que nós vamos fazer momento pós eleição”
O parlamentar confirmou que tem sido procurado por alguns parlamentares e outros políticos para intermediar um diálogo com o governo federal.
“Vamos colaborar com todos que quiserem dialogar com o governo federal. Porque nós pensamos no bem do estado, nós estamos discutindo aqui alguns problemas de grande relevância que precisam de uma posição do governo federal. E se nós continuarmos de lados opostos, quem sofre é a população. Então penso que tem mais a nos aproximar do que nos distanciar. E não tenho dúvidas que o governo Lula vai buscar essa aproximação. Nós temos muito por fazer para melhorar as condições do nosso território na área de desenvolvimento econômico. Nós teremos um presidente que dialoga com todo mundo, e precisamos vencer essa cultura do medo que foi criada e trabalhar em prol dos trabalhadores”