Embora já anunciada previamente pela Folha, a visita do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, a Roraima, foi oficialmente confirmada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro cumpre agenda de visitas a órgãos do Poder Judiciário em Boa Vista nesta segunda-feira, 22.
A programação divulgada é que o ministro Dias Tofolli fará uma reunião com os magistrados do Tribunal de Justiça de Roraima, no pleno do Palácio da Justiça. Ao final da visita, às 11 horas, o presidente do STF fará um pronunciamento aos jornalistas sobre a importância da visita institucional, porém não há previsão de realização de coletiva de imprensa.
Durante os dois dias de visita está previsto que o ministro realize atendimentos junto ao Tribunal de Justiça, Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e vá até o município de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, para ter uma visão pessoal do fluxo migratório que atinge Roraima. Além disso, está prevista ainda reunião com o Governador do Estado e as prefeituras de alguns municípios afetados pela migração. Um jantar em sua homenagem também está sendo organizado pelas associações de magistrados sediadas no Estado.
MOTIVAÇÃO – O objetivo da visita, conforme o CNJ, é promover o diálogo com os operadores do Direito no Estado e ampliar a integração do Poder Judiciário. O presidente Dias Toffoli já esteve em Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Com a visita ao Estado será a primeira vez que Dias Toffoli visita a capital de Roraima após ser empossado presidente da Corte Suprema.
Leia mais – Presidente do STF chega a Roraima no dia 22 de julho