O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virá a Roraima na manhã da próxima segunda-feira (13) para participar da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas. O evento será no lago Caracaranã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Normandia, Norte do Estado. Esta será a segunda visita presidencial ao Estado desde que Lula assumiu o cargo.
Os detalhes sobre a comitiva presidencial e a viagem ao Estado ainda estão sendo definidos. Na primeira visita, em janeiro, Lula e sua equipe vieram a Roraima para acompanhar presencialmente a crise humanitária yanomami e anunciar as primeiras medidas de enfrentamento. Na mesma ocasião, o presidente prometeu a nova visita.
A assembleia geral começa nesse sábado (11) e segue até a próxima terça (14). O encontro tem como tema “Proteção Territorial Meio Ambiente e Sustentabilidade”. O CIR (Conselho Indígena de Roraima) estima a participação de mais de duas mil lideranças de etnias que vivem nas mais de 30 terras indígenas de Roraima.
Os indígenas vão aproveitar a assembleia para discutir sobre a proteção das terras tradicionais, a gestão dos recursos naturais e a agenda do movimento indígena para o 2023. Também haverá uma feira com produtos orgânicos de todas as regiões, artesanato e exposição de animais criados dentro das terras indígenas.
*Por Lucas Luckezie