Os primeiros-ministros Mark Phillips, da Guiana, e Mia Mottley, de Barbados, fizeram na manhã desta quarta-feira (16) uma visita de cortesia ao município de Bonfim, na fronteira do Brasil com a Guiana.
No encontro, também estava o ministro das Relações Internacionais da Guiana, Hugh Todd, o governador da Região 9, Bryan Allicock, o prefeito de Lethem, John Macedo, além de autoridades brasileiras como o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima, Emerson Baú e os prefeitos Joner Chagas (Bonfim) e Wenston Raposo (Normandia).
Segundo Joner Chagas, as autoridades estrangeiras aproveitaram a visita a Lethem e estenderam a programação para o lado brasileiro da fronteira, ocasião em que as autoridades de Roraima aproveitaram para reforçar que o Estado está crescendo muito na produção de frutos.
Chagas informou à FolhaBV que a primeira-ministra de Barbados vai pedir uma visita formal a Boa Vista para se encontrar com o governador Antonio Denarium (Progressistas). Por fim, o prefeito disse ter reforçado às autoridades guianenses o pedido para que o país vizinho abra a fronteira para o Brasil aos finais de semana. “Eles falaram que, nos próximos dias, vão estar abrindo já aos finais de semana também. Nada está certo ainda, mas eles estão trabalhando pra que abra aos sábados e domingos”, explicou.
Atualmente, a entrada de brasileiros em solo guianense tem ocorrido apenas de segunda a sexta-feira.