Política

Produção de citros movimentou R$ 1,8 milhão no Estado em 2015

Maior produtor de laranja do Estado, o Município de Rorainópolis, no Sul do Estado, recebe hoje, 16, o 1º Dia de Campo de Citros, promovido pela Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), Fundação Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Femarh) e pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A governadora Suely Campos (PP) participará da abertura, às 9h, no Sítio São Francisco, localizado na Vicinal 10, Km 10, lote 49. O evento segue até o dia 18. Na ocasião, serão entregues 115 licenças ambientais e 58 outorgas de água para produtores da região.

Conforme levantamento da Aderr, Rorainópolis tem 141 produtores de laranja e 11 de limão. São 91.773 pés de laranja e 8.715 de limão. Em todo o Estado, a produção legalizada de citros movimentou no ano passado R$ 1,8 milhão, com exportação de laranja e limão principalmente para Manaus (AM), hoje o grande consumidor das frutas roraimenses, embora também haja constante demanda dos mercados da Venezuela, países do Caribe, América do Norte e Europa.

Os municípios do Sul do Estado concentram o maior número de produtores e o Governo do Estado realiza um trabalho de legalização da produção, com a regularização ambiental por meio da Femarh; o cadastramento da produção e a fiscalização quanto à ocorrência de pragas pela Aderr e a assistência técnica prestada por técnicos da Seapa, com o objetivo de aumentar a produção e a comercialização dessas frutas.

O Dia de Campo, realizado em diferentes sítios de Rorainópolis, é um evento técnico de capacitação dos produtores da região. “Eles receberão palestras e orientações de profissionais das secretarias estaduais e também da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] e do IFRR [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima], que são nossos parceiros neste evento”, disse a governadora Suely Campos, ao acrescentar que o incremento da fruticultura melhora as perspectivas econômicas no Estado, com a geração de emprego e renda no campo.