Política

Programa de Desenvolvimento Sustentável visa geração de empregos

Evento de difusão do projeto do Governo do Estado será promovido amanhã, dia 03, no Palácio da Cultura, a partir das 16h30

Acontece amanhã, 3, o lançamento do Programa de Desenvolvimento Sustentável, Geração de Emprego e Renda (Progredirr), a partir das 16h30, no Palácio da Cultura, localizado na Praça do Centro Cívico, Centro de Boa Vista.

O programa foi elaborado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), agregando posteriormente outras 17 instituições, entre elas, a Agência de Defesa Agropecuária e de Fomento do Estado de Roraima (Aderr e Aferr), as Companhias Energética, de Águas e Esgotos e de Desenvolvimento (Cerr, Caer e Codesaima), a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), os Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pesos e Medidas e de Terras e Colonização (Iacti, Ipem e Iteraima), a Junta Comercial e as Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fazenda, Infraestrutura, Índio, Relações Institucionais  e Assuntos Internacionais (Seapa, Sefaz, Seinf, Sei, Seri e Seai).

O Progredirr tem como finalidade a construção de um ambiente de desenvolvimento do Estado, em diversas áreas, em razão da promoção do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), a regularização fundiária, o licenciamento e monitoramento ambiental, a defesa sanitária agropecuária e investimentos em tecnologia, indústria e infraestrutura, promovendo acesso a diferentes mercados, incentivos fiscais, atração de investidores nacionais e internacionais e acesso a crédito.

Segundo o secretário estadual de Planejamento, Alexandre Henklain, o primeiro pilar em que surgiu o programa foi em razão da regularização fundiária junto aos órgãos de controle. Em seguida, o trabalho foi desenvolvido junto com outras áreas, como a do zoneamento ecológico econômico, do licenciamento ambiental, dos incentivos fiscais, da sanidade anual e acesso aos mercados, entre outros. “Essa integração de esforços nas diversas direções, mas atuando em uma direção alinhada e coordenada, é que gerou o Progredirr”, acrescentou o secretário.

Para Henklain, o desenvolvimento destas ações vai ser melhor realizada em conjunto, considerando as suas similaridades e proximidades. O secretário aproveitou para citar, por exemplo, que com a falta de ações de melhoria da saúde animal, como livrar Roraima do risco de contaminação da febre aftosa, pode acarretar em outras dificuldades, como a exportação de carne, com o Amazonas e a Venezuela, e prejudica o produtor rural e, em consequência, o Estado economicamente.

“Tudo isso está sendo feito para retirar essas travas históricas. Alguns avanços, como o da regularização fundiária, vão ser consolidados agora e a titulação começa a acontecer com grande intensidade a partir do segundo semestre. Queremos, através do Progredirr, fazer com que o produtor se sinta acolhido, protegido e apoiado, do pequeno produtor ao pecuarista”, disse.

Para fortalecer essa relação entre empreendedor e programa, Henklain acredita que é de suma importância a cobrança da população na aplicação das ações do Progredirr. Uma forma de realizar isso é acessando a página oficial do programa através do endereço: www.progredirr.rr.gov.br. No site, são disponibilizadas informações sobre seus objetivos, os pilares e uma relação de etapas, além dos prazos para que essas ações sejam realizadas.

“Lá, os empreendedores vão poder monitorar, fiscalizar, acompanhar e ajudar o Governo. Verificar a atuação e fortalecer essa relação para que o Progredirr não seja meramente um programa de Governo, que seja do Estado e que possa continuar independente da gestão. Ele precisa ser incorporado pelos produtores, até porque, ele é um trabalho decorrente de planejamento participativo, de consulta à sociedade civil organizada”, declarou (P.C)