Lançado há pouco mais de 40 dias, o Programa Ronda no Bairro já apresenta resultados positivos e serve de referência nacional, segundo o governador Chico Rodrigues (PSB). Por isso, teria sido motivo de matéria em rede nacional no Fantástico, da Rede Globo de Televisão, pelo uso de alta tecnologia.
O programa é uma ação de combate à criminalidade, quando serão identificados os principais focos de ilícitos como violência, assaltos, tráfico de entorpecentes, exploração sexual, entre outros, de forma que sejam repelidos num arco de ação mais abrangente. Chico Rodrigues faz avaliação positiva desses primeiros dias do programa. “Estamos atendendo às demandas reprimidas que não eram atendidas antes do lançamento do programa”, destacou.
O governador explicou que ainda tem muito trabalho pela frente, mas que a concepção de policiamento preventivo da Polícia Militar e da Polícia Civil já começou a mudar. “Temos muito que trabalhar, implementar uma gestão com resultados nos primeiros meses. A gente sabe que a tendência da estatística primeiro é aumentar, depois cair, estabilizar e, então, a gente começa a trabalhar a meta de redução com as unidades”, complementou.
“Conseguimos chamar a atenção da mídia nacional e agora temos a honra de receber aqui no Estado três tenentes coronéis do Estado de Minas Gerais que estão em Boa Vista fazendo o Curso Superior de Segurança Pública e vieram conhecer a ousadia, a tecnologia e a mudança de foco com relação à prevenção que a Polícia Militar de Roraima está fazendo”, frisou.
Os tenentes-coronéis Stochiero, Costa e Edylan são alunos do curso de Especialização e Gestão Estratégica de Segurança Pública aqui no Estado e estão realizando o estágio técnico-científico. O tenente-coronel Stochiero destaca a importância de conhecer o programa de perto. “Durante o curso, tivemos a oportunidade de conhecer in loco o projeto Ronda no Bairro. Estamos buscando as informações para levarmos ao Estado de Minas Gerais e quem sabe implementar lá também. É um projeto que agrega o valor humano, o policial, com a tecnologia. E esse componente facilita muito a gestão da nossa atividade operacional, principalmente no contato com a comunidade, que é o policiamento comunitário que hoje é prioridade de qualquer polícia na execução de suas atividades”, frisou.