Política

Programa será discutido em junho, no Pará

O projeto Arco Norte ganha força na Câmara dos Deputados por meio do Centro de Estudos para Desenvolvimento (CED), que está iniciando uno novo ciclo de estudos de viabilidade econômica para atender às demandas de desenvolvimento dos Estados da região Norte, entre eles o de conclusão dos 520 quilômetros da BR que liga Jatapu, no Município de Caroebe, Sul do Estado, ao Município de Óbidos, no Pará, interligando Roraima com o restante do País, via terrestre, por meio da BR-210 com a BR-163, que começa no Município de Santarém-PA.

Para dar visibilidade e abrir um leque de discussões em torno do projeto e de outros que beneficiam o desenvolvimento e escoamento de produção da região Norte, haverá um encontro no dia 24 de junho, em Santarém-PA. “Estamos convidando o setor produtivo, classe política e as entidades de classe do comércio e da indústria e do transporte para nos reunirmos para apresentar esse estudo, algumas sugestões de eliminar barreiras e obstáculos e uma das propostas que vou apresentar é a interligação da BR-210, de Roraima, com o Pará, em Santarém”, disse o deputado federal Remídio Monai (PR) durante entrevista gravada ao Programa Agenda Parlamentar deste sábado, pela Rádio Folha AM 1020.

Ele explica que o Arco Norte engloba a BR-163, de Cuiabá a Santarém, e BR-364 de Cuiabá a Porto Velho, que ainda viabiliza uma estrada de ferro para ligar Cuiabá ao Oceano Pacífico, além fazer dragagem e sinalização dos rios Madeira e Tapajós. “Neste estudo estão sendo propostos alguns projetos de leis que vamos apresentar no Congresso Nacional e ao Governo Federal para dar continuidade a estes projetos”, disse.

Pelo projeto que vem sendo defendido pelo deputado roraimense, com a conclusão da estrada, Roraima terá ligação com Cuiabá, Brasília e o restante do País. “Além de ter ligação com Itaituba-PA, pela Transamazônica, com a Belém-Brasília e com o Nordeste saindo de carro ou por empresas de transporte de passageiros”, disse.

Ele afirmou que o Ministério dos Transportes já deu sinal verde para iniciar os estudos da viabilidade econômica. “O Ministério dos Transportes já se comprometeu com os estudos de viabilidade econômica da BR 210”, afirmou. Uma vez o estudo concluído, o parlamentar vai convocar a classe política do Estado, em especial a bancada federal em Brasília, formada pelos oito deputados federais e os três senadores, para viabilizar os recursos necessários para a execução do projeto.  

“Isso não é um trabalho para uma pessoa só, e precisamos do apoio do Governo do Estado, dos prefeitos daqueles municípios envolvidos e que serão beneficiados, além do empenho de políticos do Pará, que já se identificaram com esse projeto”, disse. “Vou trabalhar para que se possa ter êxito nesse projeto de ligação da BR-201 com a BR-163, em Santarém”, frisou.

Para o parlamentar, essa é uma estratégia para alavancar a economia e o desenvolvimento do Estado. “Se conseguirmos fazer isso, estaremos colocando Roraima em outra realidade”, disse, exemplificando o calcário que chega ao Estado vindo de Santarém. “Isso vai viabilizar muita coisa porque, ao invés de vir de balsa até Manaus para depois chegar a Boa Vista, em menos de 24 horas teremos o calcário e outros insumos e mercadorias vindo pela BR-210”, frisou. (R.R)