O partido Progressistas, do governador Antonio Denarium, anunciou, na tarde desta segunda-feira (5), os 24 candidatos a vereador nas eleições municipais deste ano. A convenção no Espaço Mosaico, no bairro Asa Branca, na zona Oeste de Boa Vista, foi marcada pela confiança do grupo político em uma reviravolta sobre a possível candidatura da deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil) à Prefeitura de Boa Vista em 2024.
Derrotada pelo deputado federal Nicoletti na convenção de seu partido, a parlamentar, que prometeu judicializar o caso, participou do evento progressista acompanhada do governador, do senador Dr. Hiran – presidente estadual do Progressistas – e dos deputados estaduais Chico Mozart (Progressistas), Coronel Chagas (PRTB), Joilma Teodora (Podemos) e Angela Águida Portela (Progressistas). Milhares de apoiadores prestigiaram o evento.
À Folha, Hiran revelou que acredita na decisão da comissão executiva nacional do União Brasil em anular a convenção municipal para oficializar a candidatura de Catarina. “Amanhã, se Deus quiser, a executiva nacional lança a deputada Catarina como candidata a prefeita. [Estou] muito, muito [confiante]. Cem por cento”, declarou.
O líder partidário afirmou que a definição sobre com que partido o Progressistas vai coligar está aberta. “Se for a Catarina, a gente coliga com quem quiser”, destacou Hiran.
A deputada estadual, em sua fala, reforçou a confiança em seu próprio nome e defendeu a união e o respeito no União Brasil. “Vão prevalecer acima de tudo. Eu estou pronta e preparada para esta missão”, declarou Catarina Guerra.
Em seu discurso, a presidente da ala feminina do Progressistas, Gerlane Baccarin, direcionou duras criticas contra Nicoletti, ao citar o histórico negativo do parlamentar e o acusou de exercer posição autoritária sobre o União Brasil. “Não desistiremos jamais”, destacou ela, reforçando seu apoio e solidariedade à Catarina. Inclusive, no evento, havia uma faixa com os dizeres: “Catarina Guerra é o nome que o Nicoletti não enterra”.
Chapa tem cinco candidatos experientes
Na chapa progressista formada por 16 homens e oito mulheres, três candidatos vão disputar a reeleição: Aline Rezende (em seu quarto pleito), Juliana Garcia (segundo) e Kleber Siqueira (segundo). Dois nomes pretendem retornar à Câmara Municipal: os ex-vereadores Marcelo Batista e Mirian Reis.
Outros pretendem chegar à Casa pela primeira vez. Parte dos postulantes dedicou discurso a favor da candidatura de Catarina Guerra. “A ideia é fazermos quatro ou cinco vereadores. O quadro é muito bom e nós temos o nosso cabeça de chapa que é o nosso governador, adorado por todos, ele realmente gera muita força pro nosso partido”, declarou o senador Dr. Hiran.
Ataque de abelhas
Durante a convenção, os correligionários foram orientados pela organização a ficar dentro do Espaço Mosaico devido a um ataque de abelhas na área externa.
Confira os candidatos a vereador do Progressistas
- Aline Rezende
- Bárbara Falcão
- Beth Almeida
- Coronel Frazão
- Dionisyo DVD
- Gilmar Leite
- Hermano Hendrick
- Irmão Ari
- Isabelle Madureira
- Italo Fernandez
- Juliana Garcia
- Kleber Siqueira
- Maj. Dayana
- Major Fernando
- Marcelo Batista
- Marcelo dos Santos
- Marlon da Miragem
- Mirian Reis
- Oziel Andrade
- Oziel Araújo
- Pastora Carla
- Paulista
- Richard Artista
- Ronaldo Damasceno