Política

Projeto de iluminação e construção de passarelas da BR-174 aguarda execução

De acordo com superintendente do Dnit em Roraima, processos licitatórios já foram feitos e estão em andamento

Alvo de denúncias e reclamações da população devido aos riscos sofridos por aqueles que tentam atravessar o trecho urbano da BR-174 sentido sul e também por conta dos altos índices de acidentes devido à falta de iluminação no trecho, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) em Roraima, engenheiro José Pedro Christ, afirmou que a responsabilidade pelos incidentes não é somente do órgão.
Em entrevista à Folha, Christ explicou que já houve processo licitatório para a instalação da iluminação no trecho, porém, o projeto apresentado pela empresa foi reprovado pelo Dnit. “Acontece que o orçamento de iluminação apresentado pela empresa não foi aprovado pelo Dnit, em Brasília. Este é o motivo pelo qual, até hoje, não foi feita a instalação de iluminação daquele trecho”, frisou.
De acordo com ele, a proposta apresentada continha tipos de luminária e postes diferentes dos habituais. “Nós não tínhamos parâmetro de comparação, o que tornava tudo muito complexo. Então, era uma situação que nos deixava sem saber o que era melhor, por isso reprovamos e solicitamos que a empresa nos apresentasse outra proposta”, explicou Christ, afirmando que a BR-174 já teve iluminação, mas que precisou ser retirada para a obra de duplicação da via. “A iluminação existia, porém, quando o trecho urbano da rodovia foi duplicado, houve necessidade de retirar os postes. E a sinalização estava prevista no projeto de duplicação”, ressaltou.
Com relação às passarelas, ele explicou que um edital de licitação já foi executado, mas que, devido a problemas com a documentação das empresas vencedoras, o projeto ainda está parado. “Foi dado, então, um prazo de 15 dias para que elas se regularizassem”, assegurou.
Conforme Christ, o projeto agora aguarda a análise do próprio departamento, mas o projeto ainda não foi analisado devido à grande demanda e a uma equipe reduzida. “Nesse período, elas entregaram o solicitado, só que ainda não foi analisada devido a outras demandas do próprio Dnit. Acontece que nossos prazos seguem em função de você conseguir atender à demanda, são muitas coisas para cuidar e pouca gente para executá-las, o que dificulta o nosso trabalho”, alegou.
Ao todo, três passarelas serão construídas: uma no trecho do bairro Brigadeiro; a segunda, no Distrito Industrial; e a terceira, no bairro Nova Cidade. “Todas as três terão recuo para parada de ônibus para fornecer maior segurança para a população”, reforçou o superintendente. 
De acordo com o superintendente do Dnit, já existem, ao longo da BR-174, métodos para auxiliar tanto os pedestres quanto os condutores para que acidentes sejam evitados, “mas a simples sinalização não surtiu nenhum efeito”. “As pessoas parecem que não se importam com a própria vida e nem com a dos outros e andam numa velocidade excessiva constantemente. Nós tivemos, então, que instalar redutores de velocidade e fiscalização eletrônica”, disse, enfatizando que desde a instalação dos radares, em novembro de 2014, não houve mais nenhum acidente fatal no perímetro sul da via.
Para finalizar, o superintendente disse não há, por parte dos condutores, respeito com a sinalização instalada na via. “Motorista não respeita a sinalização das placas. Eles só obedecem aos redutores de velocidade. Recebemos, diariamente, pessoas reclamando das multas por acharem que o equipamento não estava funcionando. É importante dizer que sim, eles estão funcionando”, reiterou. (J.L)