O projeto que visa a transformação da RR-171 em rodovia federal, adequando a estrada à BR-433, foi aprovado na Comissão de Infraestrutura do Senado nesta terça-feira, 12. Atualmente, a rodovia se encontra principalmente dentro da área da reserva indígena Raposa Serra do Sol e liga o município de Uiramutã a outras localidades.
Segundo informações da Agência Senado, com a aprovação na Comissão de Infraestrutura, o projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A proposta é de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos) e recebeu parecer favorável do senador Chico Rodrigues (PSB).
O objetivo da federalização, segundo Mecias, é garantir o escoamento da produção, estimular o desenvolvimento regional e promover o crescimento de comunidades do interior do estado.
Em seu relatório, o senador Chico Rodrigues também pontuou que os investimentos em infraestrutura para Roraima “são limitados pela carência de recursos próprios do Estado”. O parlamentar afirma ainda que “Roraima tem muitas áreas protegidas”, o que limita a arrecadação, portanto é preciso de uma adequação.
“Faz-se necessária a solidariedade do restante do país, com recursos federais, para que Roraima seja dotada de uma infraestrutura mínima de transportes que promova sua economia”, afirmou Rodrigues.